Fiscalização fecha pelo menos 15 estabelecimentos em poucas horas de quarentena em Ourinhos

De acordo com informações, centenas denúncias foram feitas para equipe de fiscalizações de posturas do município. Dentre as lojas que tiveram que fechar, estão Lojas Americanas e Marvi
Compartilhe:

 

Em poucos horas do primeiro dia de quarentena determinado pelo Decreto Estadual nº 64.881, medida que obriga o fechamento do comércio e mantém os serviços essenciais, como as áreas de saúde, alimentação e segurança, a Prefeitura de Ourinhos recebeu diversas denuncias e fiscalizou centenas de estabelecimentos, sendo que pelo menos 15 locais tiveram que fechar, pois estavam em desacordo com as normas determinadas.

A relação completa dos locais que foram fiscalizados e fechados pela Prefeitura nesta terça, 24, não foi divulgada, mas o Passando a Régua teve acesso à informações que revelam alguns locais, como a “Lojas Americanas”, que abriu hoje pela manhã no Ourinhos Plaza Shopping, mas estava em desacordo com as normas, por se tratar de uma loja de conveniência e não faz parte do grupo de serviços essenciais. A loja da Marvi também fechou por não se enquadrar.

 Um decreto mais detalhado sobre quais estabelecimentos poderão funcionar em Ourinhso será publicado entre esta terça-feira e quarta-feira, 25. 

Lojas Americanas foi fechada na tarde desta terça-feira, 24 (Foto: Divulgação) 

Nota à imprensa do Ourinhos Plaza Shopping

 
Em conformidade com os órgãos públicos, em face do Decreto Estadual em questão, a Lojas Americanas do Ourinhos Plaza Shopping permanecerá fechada.
 
Dessa forma, ficamos totalmente alinhados às determinações dos órgãos competentes.
 
Daniela Tambosi
Superintendente

Padarias e lanchonetes

Muitas padarias e lanchonetes foram fiscalizadas, pois nestes locais podem funcionar desde que o alimento seja entre e a pessoa não consuma no local. Por isso foram orientadas a retirarem as cadeiras ou virarem de ponta cabeça para ninguém permanecer dentro.

Telefones

A Prefeitura deve divulgar um telefone que ficará à disposição da população por 24h. Até lá, a equipe de fiscalização de posturas está atendendo das 8h às 13h no (14) 3326-1115.

 

COMUNICADO N° 002, DE 23/03/2020

 

O SINCOMÉRCIO, em conjunto com a ACE-OURINHOS, comunicam que, deliberaram no dia de hoje por acatar como instrumento legal para o período de pandemia do Novo Coronavírus (COVID 19), o que segue:

  1. SOBRE ABERTURA DOS ESTABELECIMENTOS: Decreto Estatual n° 64.881, de 22 de março de 2020, que estabelece a quarentena com o fechamento total do comércio no período de 24 de março a 07 de abril de 2020, exceto os estabelecimentos de saúde, alimentação, abastecimento, segurança e os definidos no Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020 (serviços públicos e as atividades essenciais);
  2. SOBRE A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA: Medida Provisória n° 927, de 22 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública, onde o Art. 3° descreve as medidas a serem adotadas, como por exemplo: teletrabalho, férias e banco de horas, conforme conveniência de cada empresa.

Por fim, orientamos que, cada empresa procure seu Escritório de Contabilidade, para orientação quanto a adoção da melhor medida para o seu caso.

Dúvidas: (14) 3302-3300 ou (14) 9 9778-9088 (WhatsApp).

 

Atenciosamente,

 

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE OURINHOS (SINCOMÉRCIO)

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL EMPRESARIAL DE OURINHOS (ACE-OURINHOS)

 

 

OURINHOS CONTRA O CORONAVÍRUS

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Ourinhos, Aparecido Bruzarrosco, colocou a sede de campo do sindicato a disposição da PMO


Clube dos Comérciários de Ourinhos está à disposição do município (Foto: Divulgação)

Prefeitura anuncia novas diretrizes para combater o coronavírus

A Prefeitura de Ourinhos anunciou novas diretrizes para combater o coronavírus no município durante reunião realizada nesta segunda-feira (23) com representantes dos setores executivo, legislativo e judiciário no salão da AERO (Associação dos Engenheiros da Região de Ourinhos).

De acordo com a secretária de Saúde, Cássia Palhas, o objetivo da reunião foi definir, além de novas ações, as estratégias para garantir o cumprimento do decreto estadual, que estipula quarentena de 15 dias a toda população e fechamento de serviços não essenciais a partir desta terça-feira (24).

A Polícia Militar ficou responsável por garantir que o decreto seja atendido. A população pode denunciar através do número 190. A Fiscalização de Postura, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e a Secretaria Municipal de Segurança Pública também irão atuar em ações de fiscalização de estabelecimentos.

A administração municipal fará um decreto de interdição de praças públicas para evitar qualquer aglomeração em espaços públicos e também intensificará as ações de comunicação para que a população faça o isolamento social e fique em casa, minimizando assim as fakenews (notícias falsas) referentes aos assuntos relacionados ao coronavírus.

A Secretaria de Saúde fará nesta terça-feira (24) uma reunião com representantes da Santa Casa de toda a região para apresentar novos protocolos para atendimentos de pacientes com o novo vírus. Em Ourinhos, uma das medidas já divulgadas, é a ampliação dos números de leitos de UTI, equipados com respiradores, para atender casos em estado grave de infecção.

Se necessário for, a administração municipal também estuda a utilização de prédios públicos como ala de enfermagem para atender casos de pessoas em estado leve ou intermediário.

Informações Prefeitura