Em poucos horas do primeiro dia de quarentena determinado pelo Decreto Estadual nº 64.881, medida que obriga o fechamento do comércio e mantém os serviços essenciais, como as áreas de saúde, alimentação e segurança, a Prefeitura de Ourinhos recebeu diversas denuncias e fiscalizou centenas de estabelecimentos, sendo que pelo menos 15 locais tiveram que fechar, pois estavam em desacordo com as normas determinadas.
A relação completa dos locais que foram fiscalizados e fechados pela Prefeitura nesta terça, 24, não foi divulgada, mas o Passando a Régua teve acesso à informações que revelam alguns locais, como a “Lojas Americanas”, que abriu hoje pela manhã no Ourinhos Plaza Shopping, mas estava em desacordo com as normas, por se tratar de uma loja de conveniência e não faz parte do grupo de serviços essenciais. A loja da Marvi também fechou por não se enquadrar.
Um decreto mais detalhado sobre quais estabelecimentos poderão funcionar em Ourinhso será publicado entre esta terça-feira e quarta-feira, 25.

Lojas Americanas foi fechada na tarde desta terça-feira, 24 (Foto: Divulgação)
Nota à imprensa do Ourinhos Plaza Shopping
Padarias e lanchonetes
Muitas padarias e lanchonetes foram fiscalizadas, pois nestes locais podem funcionar desde que o alimento seja entre e a pessoa não consuma no local. Por isso foram orientadas a retirarem as cadeiras ou virarem de ponta cabeça para ninguém permanecer dentro.
Telefones
A Prefeitura deve divulgar um telefone que ficará à disposição da população por 24h. Até lá, a equipe de fiscalização de posturas está atendendo das 8h às 13h no (14) 3326-1115.
COMUNICADO N° 002, DE 23/03/2020
O SINCOMÉRCIO, em conjunto com a ACE-OURINHOS, comunicam que, deliberaram no dia de hoje por acatar como instrumento legal para o período de pandemia do Novo Coronavírus (COVID 19), o que segue:
- SOBRE ABERTURA DOS ESTABELECIMENTOS: Decreto Estatual n° 64.881, de 22 de março de 2020, que estabelece a quarentena com o fechamento total do comércio no período de 24 de março a 07 de abril de 2020, exceto os estabelecimentos de saúde, alimentação, abastecimento, segurança e os definidos no Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020 (serviços públicos e as atividades essenciais);
- SOBRE A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA: Medida Provisória n° 927, de 22 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública, onde o Art. 3° descreve as medidas a serem adotadas, como por exemplo: teletrabalho, férias e banco de horas, conforme conveniência de cada empresa.
Por fim, orientamos que, cada empresa procure seu Escritório de Contabilidade, para orientação quanto a adoção da melhor medida para o seu caso.
Dúvidas: (14) 3302-3300 ou (14) 9 9778-9088 (WhatsApp).
Atenciosamente,
SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE OURINHOS (SINCOMÉRCIO)
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL EMPRESARIAL DE OURINHOS (ACE-OURINHOS)
OURINHOS CONTRA O CORONAVÍRUS
O presidente do Sindicato dos Comerciários de Ourinhos, Aparecido Bruzarrosco, colocou a sede de campo do sindicato a disposição da PMO

Clube dos Comérciários de Ourinhos está à disposição do município (Foto: Divulgação)
Prefeitura anuncia novas diretrizes para combater o coronavírus
A Prefeitura de Ourinhos anunciou novas diretrizes para combater o coronavírus no município durante reunião realizada nesta segunda-feira (23) com representantes dos setores executivo, legislativo e judiciário no salão da AERO (Associação dos Engenheiros da Região de Ourinhos).
De acordo com a secretária de Saúde, Cássia Palhas, o objetivo da reunião foi definir, além de novas ações, as estratégias para garantir o cumprimento do decreto estadual, que estipula quarentena de 15 dias a toda população e fechamento de serviços não essenciais a partir desta terça-feira (24).
A Polícia Militar ficou responsável por garantir que o decreto seja atendido. A população pode denunciar através do número 190. A Fiscalização de Postura, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e a Secretaria Municipal de Segurança Pública também irão atuar em ações de fiscalização de estabelecimentos.
A administração municipal fará um decreto de interdição de praças públicas para evitar qualquer aglomeração em espaços públicos e também intensificará as ações de comunicação para que a população faça o isolamento social e fique em casa, minimizando assim as fakenews (notícias falsas) referentes aos assuntos relacionados ao coronavírus.
A Secretaria de Saúde fará nesta terça-feira (24) uma reunião com representantes da Santa Casa de toda a região para apresentar novos protocolos para atendimentos de pacientes com o novo vírus. Em Ourinhos, uma das medidas já divulgadas, é a ampliação dos números de leitos de UTI, equipados com respiradores, para atender casos em estado grave de infecção.
Se necessário for, a administração municipal também estuda a utilização de prédios públicos como ala de enfermagem para atender casos de pessoas em estado leve ou intermediário.
Informações Prefeitura






