Sem poder dormir no Centro Pop, moradores de rua de Ourinhos se aglomeram e se expõem ao coronavírus

Funcionários da unidade, que atende as pessoas em situação de rua no município de Ourinhos, informaram que o atendimento ocorre apenas das 7h às 13h, com café e lanche, mas a pernoite está proibida pela Prefeitura desde a última terça-feira, 24, quando começou a valer o decreto de quarentena.
Compartilhe:

 

 

Impedidos de pernoitarem no Centro Pop de Ourinhos, desde a última terça-feira, 24, quando começou a valer o decreto de quarentena, os moradores de rua ficam à mercê do novo coronavírus dormindo ao relento, aglomerados em espaços cobertos, embaixo de fachadas de prédios fechados.

 Em contato com o Centro Pop, que atende esse grupo de pessoas em situação de rua, localizado ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento de Ourinhos), na Rua Vitório Christoni, o Passando a Régua recebeu a informação de que o atendimento na unidade só está acontecendo das 7h às 13h, quando refeições são servidas e que desde a última terça-feira, 24, o atendimento noturno foi cortado pela Prefeitura de Ourinhos.

Enquanto isso esses moradores não têm outra opção, a não ser encontrarem um local coberto para passar a noite, nem mesmo álcool em gel para manter as mãos limpas foi distribuido a eles.

Nós conversamos com o senhor José Carlos, que dormiu em frente a um imóvel na Rua Henrique Pontara, a poucos metros do Centro Pop. O homem escancarou o total abandono do poder público à essas pessoas. Confira o vídeo abaixo:

Em resposta a nossa matéria a Prefeitura de Ourinhos infromou que mudou o atendimento para evitar a propagação do vírus. Segue a abaixo o texto divulgado em suas redes sociais: 

Centro Pop modifica funcionamento para evitar propagação do novo coronavírus

O Centro Pop de Ourinhos modificou as regras de atendimento para evitar o contágio do novo coronavírus entre os usuários e funcionários do local, que é referência no atendimento às pessoas em situação de rua.

A principal medida foi a separação dos espaços entre os acolhidos e quem chega mediante encaminhamento ou por conta própria, ou seja, quem está na rua não circula no espaço dos acolhidos. Além disso foram disponibilizados álcool gel e sabão, e intensificadas a lavagem de roupa, banhos e esterilização de pratos e talheres. O uso de copos descartáveis também foi adotado.

Os funcionários Centro Pop estão trabalhando em revezamento; são dois grupos atuando em dias alternados, com objetivo de ficarem menos expostos. Entre as atividades realizadas estão as orientações para manter as pessoas em situação de rua atualizadas sobre os impactos, cuidados e prevenções do covid-19. Os atendidos têm à disposição acesso a jornais pela TV a fim de se manterem atualizados sobre cotidiano global.

Atualmente o Centro Pop atende cerca de 10 pessoas encaminhadas diariamente, fora os 50 acolhidos na institucional. Todos recebem café da manhã, almoço e, no caso dos que deixam o local no fim do dia, um kit lanche para levarem. Dentro da instituição são desenvolvidas oficinas de jogos e de música, orientações sobre higiene pessoal e DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), além de cursos profissionalizantes como o projeto Horta Comunitária. Mais informações pelo telefone (14) 3326-5348.