Na tarde deste sábado, 18, nosso jornalista Laperuta Junior flagrou o completo desrespeito às determinações do decreto de Calamidade Pública, publicado na última terça-feira, 14, em Ourinhos. Ele esteve em um supermercado e constatou que as regras impostas não eram observadas e muito menos cumpridas e pior, sem nenhuma fiscalização do poder executivo municipal (confira o vídeo abaixo).
O que foi observado no supermercado?
Grande número de pessoas, podendo entrar várias pessoas da mesma família, não usando máscaras, sem álcool em gel e ficando o tempo que quiser dentro da loja, ou seja, infringindo no mínimo dois incisos do decreto, que prevê:
IV - Disponibilizar álcool gel 70% na entrada do estabelecimento para uso dos clientes;
VI - Limitar o ingresso de pessoas dentro do estabelecimento ao dobro de funcionários no turno em atendimento ao público e tempo de permanência máxima de 20 (vinte) minutos, a fim de evitar aglomeração no interior do estabelecimento, cabendo também a obrigação de evitar aglomerações na parte externa do empreendimento, sendo responsáveis pela organização e controle de filas com marcação no solo, com espaçamento de 2 metros entre as pessoas;
Ao sair do supermercado, o jornalista realizou uma transmissão de vídeo, ao vivo, e desabafou contra a desmoralização escancarada e pediu explicações ao gestor público municipal. Ele pergunta: qual é o real motivo da existência do decreto? Explique, ou então libere de uma vez o funcionamento do comércio de Ourinhos.
Saiba também: Pela 4ª vez, em plena pandemia, Lucas Pocay nomeia comissionados na Prefeitura de Ourinhos
Confira o vídeo abaixo da matéria:

A Prefeitura de Ourinhos divulgou na noite deste sábado, 18, a atualização dos casos de coronavírus em Ourinhos, porém sem muitos detalhes. Confira abaixo:
BOLETIM CORONAVÍRUS - Atualizado em 18 de abril de 2020, às 17h30
Ourinhos manteve os dados e contabilizou 12 casos confirmados de coronavírus neste sábado (18). Outras 80 pessoas estão em isolamento social, sendo monitoradas pela equipe de saúde do município.
Treze pacientes com sintomas suspeitos do covid-19 estão internados nos hospitais da cidade. Desses, seis estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Sete óbitos suspeitos estão em investigação, aguardando resultado de exame laboratorial. Um deles teve resultado positivo no teste rápido e aguarda contraprova do laboratório credenciado ao Ministério da Saúde.
Confira o vídeo abaixo:


.jpeg)



