Prefeito Lucas rebate protesto e diz que MP não permitiria volta do comércio de Ourinhos

Carreata na tarde deste domingo pediu a volta do comércio de Ourinhos e se posicionou contrária ao decreto de quarentena do governador João Dória (PSDB) e ao decreto de calamidade pública, declarada pelo prefeito Lucas Pocay (PSD).
Compartilhe:

 

O prefeito de Ourinhos Lucas Pocay (PSD) usou sua página pessoal no Facebook para rebater os protestos feitos por ourinhenses na tarde deste domingo, 19, pedindo a volta do funcionamento do comércio da cidade. De acordo com o prefeito o Ministério Público não permitiria o retorno.

Ainda segundo o prefeito, municípios do Estado de São Paulo que publicaram decreto autorizando a reabertura do comércio, de serviços não essenciais, terão que determinar o fechamento das lojas novamente por recomendação do Ministério Público Estadual.

Comerciantes não aceitam desculpa

Comerciantes questionam a fala do prefeito e dizem que durante a reunião ocorrida no último dia 9 de abril, no gabinete do chefe do executivo na Prefeitura de Ourinhos, representantes do Ministério Público haviam concordado com o retorno gradual do comércio, mas de forma repentina e sem qualquer justificativa assertiva, Lucas Pocay, na segunda-feira, 13 resolveu mudar de ideia e declarar estado de calamidade púbica no munícipio.  

Confira abaixo o texto publicado por Lucas Pocay neste domingo:

Municípios que reabrirem comércio terão que revogar decreto e determinar o fechamento das lojas de serviços não essenciais

Diversos municípios do Estado de São Paulo que publicaram decreto autorizando a reabertura do comércio de serviços não essenciais terão que determinar o fechamento das lojas novamente por recomendação do Ministério Público Estadual.

O MP deixou claro que os prefeitos e municípios devem obedecer ao Decreto do Governo do Estado, sob pena de responder por crime de improbidade administrativa caso flexibilizem as regras.

Algumas cidades já revogaram o decreto municipal que autorizava o funcionamento, como Pirajuí, Pirassununga, Limeira e Mirandópolis. Outras foram oficiadas, como foi o caso de Indaiatuba, e deverá determinar o fechamento das lojas a partir desta segunda-feira (20).

Em Ourinhos, o Prefeito Lucas Pocay, atendendo a recomendação do Ministério Público e ao Decreto Estadual, manteve as portas do comércio fechadas e restringiu as medidas preventivas nos serviços considerados essenciais para evitar o contágio do novo vírus.

Desde o início da pandemia do covid-19 no Brasil, o Prefeito Lucas Pocay tem estruturado o sistema de saúde de Ourinhos para receber pacientes confirmados de coronavírus do município e, se necessário, de 13 municípios da região, e buscado ações efetivas para reduzir os impactos econômicos e sociais na cidade.

 

Prefeitura lança aplicativo “Ourinhos Delivery” para impulsionar vendas dos comerciantes locais durante período de pandemia do coronavírus

 

Nesta primeira etapa de divulgação, as empresas devem se cadastrar no item "Cadastre sua empresa".

Já está disponível no Google Play o Ourinhos Delivery, aplicativo gratuito lançado pela Prefeitura de Ourinhos para impulsionar vendas dos comerciantes locais e reduzir os impactos econômicos causados pela pandemia do coronavírus durante o período de isolamento social.

Nesta primeira etapa de divulgação, as empresas devem se cadastrar no item "Cadastre sua empresa". Neste espaço, os comerciantes deverão preencher um formulário de inscrição com dados da empresa, fotos e apresentação dos produtos.

No app, as empresas serão separadas por categoria de alimentos, eletrodomésticos, eletrônicos, farmácia, pet, serviços e vestuários. Ao clicar em uma empresa, o consumidor terá acesso a uma apresentação completa dos produtos e serviços prestados e um link vinculado a página do Facebook e Whatsapp de cada estabelecimento.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, Tiago Henrique Moreira, o app tem como objetivo fortalecer o comércio, proporcionar uma ligação direta com o cliente, sem gerar custos pelo uso nem para o empresário, nem para o consumidor.

"Essa é mais uma das diversas medidas que o Prefeito Lucas Pocay tem tomado para enfrentar os impactos da pandemia do coronavírus em Ourinhos. Através do uso da tecnologia, o aplicativo facilita a comunicação entre empresa e consumidor, criando oportunidade de negócios e impulsionando vendas", afirmou o secretário.

Link para baixar o aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=ourinhos.delivery&fbclid=IwAR0mpmGuJnk-B3IOvIRluKfi4LBfC5LOPlBXVDVvcji-J6TaP1dYfW8rI-k

Confira o vídeo abaixo com as explicações de como usar o aplicativo: