Prefeitura de Ourinhos admite que vai assumir administração da ADAO

De acordo com a Prefeitura, a própria OAB apontou irregularidades sanitárias na entidade, como falta de condições de habitat e saúde para os animais.
Compartilhe:

A Prefeitura de Ourinhos, soltou uma nota na manhã desta segunda-feira, 11, onde afirma que vai assumir as atividades da ADAO (Associação Defensora dos Animais de Ourinhos) já nos próximos dias. Hoje a entidade que cuida de centenas de caes é administrada pela Dona Conceição e está localizada na antiga estrada da Guraiuva, na região dos Santos Dumont.  

“Todos os trâmites burocráticos estão sendo tomados para encerrar o convênio anterior e para que o Poder Executivo, através da Secretaria de Meio Ambiente, assuma a entidade, que passará a ser um serviço público”, destaca nota, que afirma está respaldada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), destaca a nota da Prefeitura.

De acordo com a Prefeitura, a OAB apontou irregularidades sanitárias na entidade, como falta de condições de habitat e saúde para os animais.

"A situação dos animais amparados pela ADAO vem sendo estudada não é de agora, já faz algum tempo que estamos empenhados nisso. A atual gestão, através da Secretaria de Meio Ambiente, reconhece o imenso empenho e trabalho realizado pela dona Conceição há mais de 20 anos e esse é o principal motivo que fez estudarmos o caso com muita cautela, pois respeitamos muito a sua história a frente do projeto", explica o secretário da pasta, Maurício Amorosini.

“Nesta nova etapa, todo o direcionamento de material, recurso e pessoal será feito pela administração municipal. Nesta segunda-feira (11) já serão enviados 300 quilos de ração para suprir as necessidades emergenciais dos animais. A partir de quarta-feira (13), as rações já serão periodicamente compradas pela própria secretaria responsável para alimentar os animais.

Também estão sendo compradas vacinas V10, verimifugos e anti sarna, vacina para raiva, entre outros serviços veterinários específicos para atender os cães da entidade. "As ações programadas pela secretaria de Meio Ambiente vinham sendo tomadas de forma muito discreta para evitar exposição e respeitar a imagem e a pessoa da Dona Conceição que tem e sempre terá todo o nosso respeito, mas as ações precisam ser feitas para além de proteger os animais, também protegê-la de quaisquer possíveis acusações com relação a situação encontrada", afirma.

Maurício esclarece que a ação também se faz necessária uma vez que a ADAO é uma associação privada, caracterizando como crime e improbidade administrativa qualquer possibilidade de tentar solucionar o problema aumentando o repasse ou colocando equipe no local".

A Prefeitura inclusive está realizando uma compra emergencial de 75 mil quilos de rações para cães e vai gastar quase R$1 milhão (clique e saiba mais)

Dona Conceição deixou uma nota sobre a situação:

OURINHOS 11 DE ABRIL

Eu Conceição da Silva fundadora da ADAO há 29 anos, frente a uma causa que amo e luto, não estou doente com a graça de Deus.

Eu fui traída querem tirar de mim a minha história, fazendo e falando coisas nas minhas costas.

Tenho 76 anos de idade e trabalho de segunda a segunda, das 6 da manhã até as vinte horas, sem reclamar e nem pedir ajuda a órgão nenhum porque amo o que faço.

 Não fico pedindo dinheiro a político, peço sim ajuda , doações de pessoas que assim como eu se preocupa com os animais .

Sobre as fotos postadas, tem cocô, tem!!!! eles são muitos, mas dizer que come ratos?

Nunca precisaram, minha aposentadoria, o amor do meu marido e meus amigos, nunca deixaram os cachorros da ong passar por esta humilhação.

 Estou consciência, e ciente dos meus atos e direitos.

 Deixando claro que gozo da plena saúde.

O único, problema que assim como meus animais, que no qual eu salvo e amo ao invés de sacrificarem, estão achando que não respondo por mim aos meus 76 anos de vida.

 E colocam palavras na minha boca, e me exclui de eventos e reuniões.

 Agradeço a todos e vou lutar até a morte pelos meus cachorros, trabalho e respeito.

 Conto com auxilia da população juntos somos mais fortes

 Abraços CONCEIÇÃO  DA SILVA.

De acordo com a Prefeitura a intervenção na ADAO é apoiada pelas entidades de defesa dos animais de Ourinhos: