O prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD) anunciou nesta quinta-feira, 5, mudanças no alto escalão da Prefeitura, com alterações em duas Secretarias: Planejamento e Inclusão. Ambas as Secretarias foram criadas em julho de 2021 e são consideradas novas na gestão de Pocay.
Na última terça-feira, 3, o então secretário de Planejamento, Osvaldino Araujo Alves, foi exonerado do cargo e a publicação foi feita no Diário Oficial do Município.
.jpg)
Osvaldino deixou a Secretaria de Planejamento. Publicação feita no Diário Oficial de terça-feira, 3 (Foto: Reprodução)
Hoje (5) Lucas anunciou o médico, ex-vice-prefeito, Dr. Paulo Cesar Ferreirinha Testa (da foto acima), como o novo secretário de Inclusão, pasta comandada atualmente pelo secretário Wilson de Moraes Rosa Filho (foto abaixo), que será transferido à Secretaria de Planejamento, deixada por Osvaldino.

Wilson de Moraes Rosa Filho será o novo secretário de Planejamento (Foto: Reprodução)
As nomeações de Dr. Ferreirinha na Inclusão e Wilson no Planejamento serão publicadas nesta sexta-feira, 6, no Diário Oficial do Município.
A exoneração de Osvaldino ocorre a pedido do próprio secretário. A Prefeitura não comentou o motivo do pedido para sair, mas comenta-se nos bastidores que Osvaldino possa assumir um cargo no governo estadual, que tem Gilberto Kassab, presidente do PSD, como secretário de Governo da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tomou posse no último domingo, 1º.
Já Wilson, que está desde o inicio de 2017 na Prefeitura de Ourinhos, há pouco tempo, desde outubro de 2022, é o titular da Secretaria de Inclusão. Antes ele era o secretário de Educação, pasta hoje comandada pelo vice-prefeito Lucas Suzuki.
Já o Dr. Ferreirinha, após deixar o cargo de vice-prefeito, no final de 2020, estava atuando na Secretaria de Saúde.
“Sempre estivemos juntos ajudando o nosso prefeito, como vice e agora podendo contribuir numa Secretaria que a missão é servir e dar igualdade através da diferença”, afirma Dr. Ferreirinha.
Dr. Ferreirinha sempre foi um amigo próximo e leal do prefeito Lucas Pocay, sendo o vice prefeito em seu primeiro mandato.
“Tem as melhores qualidades de um ser humano, valores cristãos e bom coração para olhar para quem mais precisa. Temos muitos projetos para incrementarmos as ações inclusivas de nossa gestão”, ressalta o prefeito.
Sobre a Secretaria de Inclusão a Prefeitura divulgou:
Entre os programas desenvolvidos pela pasta de grande referência estão: a Educação Inclusiva, com a contratação de professores de educação especial para alunos com deficiência e ferramentas, como mesas digitais, que promovam o estímulo para crianças com autismo, dislexia e TDHA. Na área esportiva, Ourinhos conta com mais de 10 modalidades inclusivas, que tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.
Ourinhos sediou o Campeonato Brasileiro Feminino de Vôlei Sentado e a Copa do Brasil de Futebol de Amputados. A Central de Atendimento em Libras, em parceria a Associação dos Surdos de Ourinhos, também se destaca, além de outras iniciativas como a blitz da Inclusão, o Inclusão na Área, Sentindo na Pele, Roda Inclusiva e o Kart para Todos.
Implantação da Academia Adaptada, primeiro Playground Adaptado para as crianças, cadeira de Trilha Adaptada no Parque Ecológico, aquisição de veículos adaptados, além de oferecer diversas atividades culturais inclusivas, além de maior apoio e repasse para a APAE e Associação dos Deficientes Físicos.
“Nosso compromisso é oportunizar e aproximar todas as pessoas que precisam de algum suporte para uma vida melhor”, finalizou Lucas Pocay.
Não estão descartadas mais alterações.



