Ourinhos,
Anuncie Aqui | Fale Conosco | Notícias no What’s (14) 99637-3212

Postado em 09/02/2023 às 11:17

Dr. Responde: Osteoporose é tema de texto e vídeo

Passando a Régua inicia parceria com professor, Mestre e Doutor em Ciências da Saúde, PhD. Paulo Roque Obreli Neto.

    0835129001675952580.jpg

O Passando a Régua inicia nesta quinta-feira, 9, uma parceria com o Professor, Mestre e Doutor em Ciências da Saúde, PhD. Paulo Roque Obreli Neto. Paulo matém um canal chamado Dr. Responde, no YouTube e vai publicar semanalmente textos sobre a saúde aqui no site, todas as quintas-feiras.

Nesta quinta, o tema é “Osteoporose”. Confira o texto abaixo e o vídeo na sequência:  

Osteoporose

Os nossos ossos são estruturas rígidas, porém, porosas como se fossem uma destas esponjas de lavar louça (quando olhamos com atenção percebemos que estas esponjas são como uma teia de aranha, toda entrelaçada).

Quando falamos em perda de massa óssea, é como se a esponja (no caso, os ossos) fosse ficando menos preenchida, com mais espaços internos, ficando mais frágil. Na osteoporose ocorre justamente isto, os ossos vão ficando mais porosos, e consequente mais frágeis, o que aumenta o risco de fraturas.

A osteoporose pode afetar qualquer osso do nosso corpo, entretanto, alguns ossos são mais frequentemente afetados (ossos do quadril, coluna, fêmur e punho). Fraturas de quadril e fêmur reduzem significativamente a expectativa de vida em idosos; fazendo com que a osteoporose seja uma das principais causas de mortalidade em idosos. Assim, o diagnóstico precoce da osteoporose e início imediato do tratamento são fundamentais para evitar maiores complicações.

Mas infelizmente, esta é uma doença silenciosa, sendo que na maioria dos casos a pessoa só descobre que apresenta osteoporose quando sofre uma fratura. Por isto, alguns grupos populacionais, que apresentam maior risco de desenvolver osteoporose, deveriam realizar exames de rastreamento e adotar medidas de prevenção da doença; para evitar fraturas e outras complicações.

No Brasil estima-se que mais de 15 milhões de indivíduos apresentam risco aumentado para desenvolver osteoporose, colocando esta doença entre um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). Quer saber se você apresenta risco aumentado para desenvolver osteoporose, quais são as estratégias para prevenir o surgimento da osteoporose e outras informações sobre esta doença? Basta clicar no link abaixo e assistir ao vídeo elaborado por nossa equipe.

Veja Também

Policial Civil aposentado dispara contra enfermeira em Hospital de São Paulo
Acidente entre caminhão-tanque e carro mata uma pessoa na região
Em Ourinhos registramos neste domingo, dia 25, o sepultamento de João Batista de Oliveira
Tetracampeão mundial de boxe, Popó destrói o ex-BBB Kleber Bambam, em combate histórico
© 2019 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn