Usina hidrelétrica tem aumento de vazão da água após forte chuva e entra em estado de alerta na região

Compartilhe:

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) emitiu, no sábado (18), um alerta sobre a situação da usina hidrelétrica de Piraju (SP) (59 km de Ourinhos).

Por conta das chuvas intensas que atingiram a região nas últimas semanas, os reservatórios que operam na Bacia do Rio Paranapanema chegaram a níveis altíssimos. Conforme a última atualização, a vazão passou de 450 m³/s.

"Esta elevação teve como consequência o aumento da vazão defluente [liberação de água] do reservatório da Usina Hidrelétrica de Jurumirim, que regula a vazão defluente das demais usinas localizadas à jusante", apontou a CBA.

Para evitar incidentes, além de comunicar a população, a companhia que administra a usina informou que a barragem está sendo monitorada 24 horas por dia e que as inspeções presenciais foram reforçadas.

Apesar da situação, a CBA explica que a barragem está segura e não apresenta riscos estruturais.

Confira a nota completa:

"UHE Piraju entra em Estado de Atenção

Como informado anteriormente pela CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, as chuvas intensas das últimas semanas têm elevado o volume de água do reservatório das usinas que operam na Bacia do Rio Paranapanema.

Esta elevação teve como consequência o aumento da vazão defluente (liberação de água) do reservatório da Usina Hidrelétrica de Jurumirim, usina que regula a vazão defluente das demais usinas localizadas à jusante.

Diante desse cenário, com as fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias, foi elevada a vazão afluente do reservatório. Com isso, a UHE Piraju, operada pela CBA, entra hoje, sábado (18), em estado de Atenção. Isso acontece, pois a vazão afluente da UHE Piraju superou os 448m³/s. A vazão atual é 453m³/s. Os órgãos competentes já foram informados.

De acordo com o PAE (Plano de Ação de Emergência), o estado de Atenção se estabelece a partir da ocorrência de eventos externos, como chuvas intensas, que elevam a vazão de água que passa pelas barragens.

Além do regular monitoramento 24hs/dia, também aumentaremos a frequência da inspeção presencial na barragem da UHE Piraju.

Reforçamos que a barragem está segura e não apresenta riscos estruturais".