Usina Hidrelétrica de Ourinhos entra em Estado de Atenção após chuvas intensas

Compartilhe:

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) divulgou uma nota, nesta quinta-feira, 23, informando que as intensas chuvas das últimas semanas têm aumentado o volume de água de reservatórios e rios em várias regiões do Estado de São Paulo. Segundo a empresa, foram registradas chuvas em torno de 249,2 mm no mês de fevereiro na cidade de Ourinhos.

Esse grande volume de água tem chegado à Usina Hidrelétrica de Ourinhos, que é operada pela CBA, ultrapassando a vazão afluente de 1334 m³/s. Em razão disso, a companhia declarou que a UHE Ourinhos entrou em estado de Atenção, conforme estabelecido pelo Plano de Ação de Emergência (PAE).

Confira também: Clube Balneário Diacuí de Ourinhos tem áreas alagadas pelo Rio Paranapanema e acesso ao local é interditado

O estado de Atenção é estabelecido a partir da ocorrência de eventos externos, como chuvas intensas, que elevam a vazão de água que passa pelas barragens. Além do monitoramento 24 horas por dia, a CBA aumentará a frequência da inspeção presencial na barragem da UHE Ourinhos.

A empresa reforça que a barragem está segura e não apresenta riscos estruturais. No entanto, a atenção redobrada é necessária em situações como essa, para garantir a segurança das instalações e das pessoas envolvidas.

A CBA ainda alerta para que a população da região fique atenta aos comunicados oficiais sobre a situação da usina e respeite as orientações das autoridades locais.

A preocupação com a segurança de barragens tem aumentado nos últimos anos, após tragédias como a de Mariana e Brumadinho, ambas em Minas Gerais. Desde então, o monitoramento e a manutenção de barragens têm sido alvo de maior atenção por parte das empresas e das autoridades competentes.

Confira a nota da CBA:

A CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, informa que as chuvas intensas das últimas semanas têm elevado o volume de água de reservatórios e rios em várias regiões do Estado de São Paulo. Diante deste cenário, temos o registro de chuvas em torno de 249,2 mm no mês de fevereiro, em Ourinhos.

Esse alto volume de água tem chegado à Usina Hidrelétrica de Ourinhos, operada pela CBA, ultrapassando a vazão afluente (água recebida na usina) de 1334 m³/s. Com isso, a Empresa declara que a UHE Ourinhos entra hoje, 23 de fevereiro de 2023, em estado de Atenção.

De acordo com o PAE (Plano de Ação de Emergência), o estado de Atenção se estabelece a partir da ocorrência de eventos externos, como chuvas intensas, que elevam a vazão de água que passa pelas barragens.

Além do regular monitoramento 24hs/dia, também aumentaremos a frequência da inspeção presencial na barragem da UHE Ourinhos.

Reforçamos que a barragem está segura e não apresenta riscos estruturais.