Ourinhos,
Anuncie Aqui | Fale Conosco | Notícias no What’s (14) 99637-3212

Postado em 06/03/2023 às 15:55

Ourinhos recebe espetáculo gratuito sobre migração no sábado, 11; apresentações serão no Teatro Municipal Miguel Cury

    0295010001678129150.jpg

O grupo teatral Gato Coletivo Artístico traz para a população de Ourinhos (SP) a oportunidade de conferir, no próximo sábado, 11, o espetáculo "Andêmos". O evento será gratuito e ocorrerá em duas sessões, uma a partir das 19h e outra às 21h, no Teatro Municipal Miguel Cury, no Centro da cidade. O local foi alterado nesta quinta-feira, 9. 

"Andêmos" é uma obra que aborda o universo de chegadas e partidas, contando histórias de pessoas que deixaram sua terra natal em busca de um sonho, um amor ou uma nova tentativa de sobrevivência. Baseado em entrevistas com personagens reais do interior do estado, o texto do ator e dramaturgo Anderson Zotesso reúne memórias, afetos, experiências de vida e expressões culturais que seguem caminho nas malas dos migrantes.

A peça traz à cena manifestações culturais tradicionais, como a catira e o samba de bumbo, em sua estética e na construção de sua encenação. No entanto, as histórias de migração retratadas vão além das peculiaridades do interior paulista e alcançam a universalidade de seus temas, como a tristeza da despedida e a esperança dos que partem em busca de uma vida melhor.

"Andêmos" é composta por cinco atores e dois músicos que também contracenam. O espaço é simples, mas belo, com objetos que rodopiam criando ambientes na imaginação de cada um. A trilha sonora executada ao vivo envolve toda a dramaturgia, em uma organicidade conquistada na sala de ensaio.

Ao final do espetáculo, a plateia é levada a cantar e dançar quadrinhas centenárias do samba, que, com seu ritmo, atravessam os corpos de atores e do público e movem uma infinidade de culturas ancestrais. A obra é uma oportunidade de valorizar a cultura local e conhecer histórias de vida que podem ser mais próximas do que imaginamos.

Esta matéria foi atualizada na tarde desta quinta-feira, 9, após a informação da mudança de local do espetáculo que agora será no Teatro Municipal Miguel Cury e não mais em frente ao terminal*

SERVIÇO

Espetáculo “Andêmos” (Gato Coletivo Artístico)
Data: 
sábado, 11/03
Horário: 19h e 21h
Local: 
 Teatro Miguel Cury - Rua Nove de Julho, 496, Ourinhos
Ingressos: gratuitos
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Mais informações: 
www.gato.art.br

Mais sobre Andêmos

A peça é resultado do Projeto Aqui Somos Todos Migrantes, premiado no edital ProAC 2017 – Produção de Espetáculo Inédito e Temporada Teatral, e estreou em Hortolândia, em maio de 2018. Em março de 2019, o espetáculo fez uma pequena turnê no México, percorrendo as cidades de Puebla, Cuernavaca e Cidade do México. Em 2021, devido à pandemia, a peça foi apresentada em formato online e também ganhou podcasts sobre os bastidores da obra. Em 2022, Andêmos foi contemplado pelo ProAC Editais de Circulação de Espetáculos Teatrais, com circulação estadual ao longo de 2023.

Sinopse

Andêmos conta três histórias de pessoas comuns que vivenciam o heroísmo diário de migrarem de suas terras de origem e buscarem uma vida melhor, longe de casa. Os personagens Tereza e Inácio são da época dos povoados, fogem para viver um romance; Francisca se desloca com a filha pequena, em um momento em que pessoas deixam o campo para trabalhar nas fábricas da cidade, em busca do sustento para ela e a filha, como mãe solo; Rafaela retrata o momento atual, no qual a relação tempo / espaço é comprimida pelo uso de aviões, celulares e outras tecnologias. Após namorar quatro anos pela internet, ela cruza o país para viver o casamento.

A peça ainda traz toda a trilha sonora e sonoplastia executadas ao vivo, com viola, violão, sanfona, saxofone e instrumentos de percussão, fortemente inspirada pela cultura camponesa / caipira e o samba de bumbo (ou samba rural paulista).

A convite do Gato Coletivo Artístico, Alice Possani (Matula Teatro) assina a direção artística, enquanto Felipe Macedo (Cia. Histriônica) é o diretor musical. Também compõem o elenco Anderson Zotesso (dramaturgo), Islaine Garcia, Guilherme Campos, Thairine Barbosa, Regina Lima (musicista) e Quesia Botelho (atriz convidada – Cia. Histriônica).

Ficha Técnica

Direção: Alice Possani
Direção Musical e Trilha Original: Felipe Macedo
Dramaturgia: Anderson Zotesso
Atuação, pesquisa e criação: Anderson Zotesso, Guilherme Campos, Islaine Garcia, Quesia Botelho, Thairine Barbosa.
Música ao vivo: Felipe Macedo, Regina Lima e elenco
Cenário e figurinos: Mariana Soares Leme
Coordenação de Produção: Islaine Garcia
Produção Executiva: Fran Romero
Fotografia: Maycon Soldan

Veja Também

Homem de 37 anos morre afogado na região
Acidente envolvendo caminhão carregado de cebolas deixa dois feridos no norte do Paraná
Ato convocado por Bolsonaro reúne multidão na Avenida Paulista em São Paulo
Brasil conquista hexacampeonato na Copa do Mundo de Futebol de Areia
© 2019 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn