Ourinhos,
Anuncie Aqui | Fale Conosco | Notícias no What’s (14) 99637-3212

Postado em 14/03/2023 às 15:38

Palmeiras e Flamengo estão garantidos no novo Mundial de Clubes em 2025

Fifa confirma 12 grupos na próxima Copa do Mundo, com 4 seleções cada.

    0607911001678819249.jpg

Além das mudanças no formato da Copa do Mundo de 2026, a Fifa também terá novidades para o novo Mundial de Clubes, que será disputado a partir de 2025. A entidade anunciou que os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão vaga garantida. Desse modo, Palmeiras, vencedor em 2021, e Flamengo, que levou o caneco em 2022, estão assegurados no torneio.

O novo formato da Copa do Mundo que será adotado a partir da próxima edição de 2026, terá 12 grupos com quatro seleções cada. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (14), em reunião do Conselho da entidade, em Kigali (Ruanda). O próximo Mundial ocorrerá em três sedes: Estados Unidos, Canadá e México.

No novo formato, avançarão à fase eliminatória os dois primeiros colocados de cada grupo, e também oito seleções melhores terceiras colocadas. Com a alteração, as equipes que se classificarem às semifinais da Copa do Mundo, disputarão oito jogos, um mais dos que os tradicionais sete.

Inicialmente, a entidade havia planejado dividir as 48 seleções em 16 grupos com três times cada, e apenas os dois primeiros de cada chave avançariam após mata-mata. No entanto, a Fifa resolveu revisar o projeto inicial. Segundo a entidade, “o formato revisado mitiga o risco de conluio e garante que todas as equipes joguem no mínimo três partidas, proporcionando tempo de descanso equilibrado entre equipes concorrentes”.

O Conselho da Fifa também definiu que o período de preparação para o Mundial será maior do que vigorou na última Copa do Catar - de sete dias – assim como os dias descanso após a competição. A partir de 2026, será destinado um total de 56 dias (preparação, tempo destinado aos jogos da Copa, e período de descanso). Desta forma, a entidade mantém os períodos idênticos às edições das Copas de 2010, 2014 e 2018.

O calendário detalhado de partidas internacionais do futebol masculino de 2025 a 2020 será anunciado pela entidade nos próximos dias. A partir desta quarta (15), também em Kigali, capital de Ruanda, tem início o Congresso da Fifa Fifa e a expectativa é que o atual presidente da entidade, Gianni Infantino, seja reeleito para seu terceiro mandato.

Sobre o Mundial de Clubes de 2025

A Conmebol tem direito a seis vagas. Quatro delas serão preenchidas com os campeões da Libertadores de 2021 a 2024, o que automaticamente garante Palmeiras e Flamengo.

A eles se somarão os campeões de 2023 e 2024. Os critérios de classificação para as outras duas vagas ainda não estão definidos — o mesmo vale para o caso de haver campeões repetidos. É provável que o ranking da Conmebol seja usado como critério. O mesmo deve ser seguido pelas demais confederações, que vão ainda definir seus representantes.

O ranking, neste caso de preenchimento de vagas, vai levar em consideração apenas o período entre 2021 e 2024. O desempenho histórico não contará.

No caso da Uefa, os classificados serão os quatro campeões da Champions League entre 2021 e 2025 — portanto Chelsea e Real Madrid, vencedores em 2021 e 2022, estão dentro. As outras oito vagas serão decididas por ranking continental — e não pode haver mais de dois times por país.

A exceção fica caso o mesmo país tenha campeões diferentes. Por exemplo: Manchester City conquiste a edição da Champions de 2023 e outro clube inglês (Liverpool, por exemplo) ganhe em 2024. Nesse caso, iriam três times da mesma nação (Chelsea, City e Liverpool).

O ranking continental para definir os restantes das vagas respeitará a regra dos dois países. Ou seja, caso tenhamos clubes brasileiros campeões da Libertadores em 2023 e 2024 (que não sejam Flamengo e Palmeiras, que já estão garantidos), as vagas remanescentes contemplarão os melhores clubes do ranking que não sejam do Brasil.

Em fevereiro, o Conselho técnico da Fifa aprovou por unanimidade a alocação de vagas para o novo Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho de 2025. Segundo a entidade, a decisão foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos. Veja a divisão:

  • AFC (Ásia): 4
  • CAF (África): 4
  • Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4
  • Conmebol: 6 (América do Sul)
  • OFC (Oceania): 1
  • Uefa (Europa): 12
  • País-sede do torneio: 1

Esse novo formato do Mundial ainda não tem sede definida e será disputado como uma Copa do Mundo de seleções, ou seja, de quatro em quatro anos.

Mudança na edição de 2024

Em relação à próxima edição do Mundial de Clubes, que será disputado no formato atual com sete clubes (um de cada continente e mais um representante do país-sede), o conselho da Fifa nomeou por unanimidade a Arábia Saudita como anfitriã do torneio, que será realizado de 12 a 22 de dezembro de 2023.

Já a edição de 2024 terá um formato diferente, contando com os campeões das principais competições de clubes de todas as confederações e terminará com uma final a ser disputada em um local neutro, entre o vencedor da Champions League e o vencedor de play-offs intercontinentais entre as outras confederações. A ideia da entidade é ter esse torneio anualmente como forma de promover a competitividade entre as confederações. Detalhes sobre cronograma e formato serão divulgados posteriormente.

Com informações da Agência Brasil, g1 e Reuters

Veja Também

Policial Civil aposentado dispara contra enfermeira em Hospital de São Paulo
Acidente entre caminhão-tanque e carro mata uma pessoa na região
Em Ourinhos registramos neste domingo, dia 25, o sepultamento de João Batista de Oliveira
Tetracampeão mundial de boxe, Popó destrói o ex-BBB Kleber Bambam, em combate histórico
© 2019 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn