A cidade de Ribeirão do Sul (SP), localizada a 30 quilômetros de Ourinhos (SP), enfrenta uma epidemia de dengue e tem duas mortes em investigação pela doença. Com cerca de 4,5 mil habitantes, a cidade já soma 607 casos da doença, segundo o último levantamento divulgado pela prefeitura no dia 14 deste mês. As informações são do site G1.
A situação é preocupante, já que Ribeirão do Sul, se confirmadas as mortes pela dengue, terá mais óbitos do que a maior cidade do centro-oeste paulista, Bauru (SP) (133 km de Ourinhos), que conta com quase 380 mil habitantes. Até o momento, Bauru registrou uma morte pela doença.
Além de Ribeirão do Sul e Bauru, outras cidades da região também estão em alerta para o aumento no número de casos e mortes por dengue. Itápolis, Tupã e Lins, todas localizadas no interior paulista, apresentam números crescentes da doença.
No dia 7 deste mês, Bauru confirmou a primeira morte por dengue na cidade neste ano. A vítima foi uma adolescente de 15 anos. A prefeitura local vem intensificando ações para combater o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, e pede a colaboração da população para eliminar criadouros em suas residências.
A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que pode causar sintomas como febre alta, dores no corpo e na cabeça, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em casos mais graves, a doença pode levar à morte. A prevenção é fundamental, com medidas simples como eliminar água parada em recipientes, limpar caixas d'água e usar repelentes.
A matéria foi atualizada após a Prefeitura de Ribeirão do Sul informar que houve um equivoco ao dizer que havia duas mortes confirmadas e sim são óbitos em investigação*