O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teve que interromper sua agenda oficial na Inglaterra nesta segunda-feira, 27, devido a uma forte crise renal. A viagem tinha como objetivo apresentar o portfólio de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos de São Paulo (PPI-SP) para investidores, agentes do mercado financeiro e empresários e estreitar relações com lideranças governamentais e setoriais dos países visitados.
Tarcísio chegou em Londres no domingo (26) com assessores e secretários e tinha previsão de seguir na cidade até terça-feira (28), quando iria para Madri, na Espanha, e depois para Paris, onde finalizaria a viagem na quinta-feira (30). No entanto, o governador sentiu uma forte crise renal na manhã desta segunda-feira, o que o obrigou a retornar ao hotel, onde foi atendido por um especialista e medicado. Antes da crise, Tarcísio ainda encontrou investidores e deu uma entrevista ao jornal Financial Times.
O governador fará exames para identificar a localização da pedra no rim e definir como ficará o cronograma da viagem nos próximos dias. Tarcísio afirmou que costuma ter crises renais com certa frequência, mas que esta foi particularmente forte. Por conta da situação, a agenda oficial foi suspensa e ainda não há previsão de quando será retomada.