Na tarde desta sexta-feira, 31, um vídeo circulou pelas redes sociais mostrando o resgate de um jacaré no Lago Maria Aparecida Pedrotti, também conhecido como Lago do Royal Park, no Parque do Centenário, em Ourinhos. Confira o vídeo abaixo:
Inicialmente, houve divergências sobre o estado do animal. Algumas informações indicavam que o jacaré havia falecido, enquanto que outras afirmavam que ele estava debilitado, mas ainda vivo.
Jacaré encontrado sem vida no lago (Foto: Prefeitura de Ourinhos)
Para esclarecer a situação, a equipe de reportagem do Passando a Régua entrou em contato com o secretário Municipal de Meio Ambiente de Ourinhos, Maurício Amorozini. Ele confirmou que o jacaré estava, de fato, morto boiando no lago.
Segundo o secretário, a Secretaria de Meio Ambiente foi acionada por um munícipe e realizou a retirada do animal da água. Em seguida, o jacaré foi levado pela Prefeitura de Ourinhos para a Polícia Ambiental.
No entanto, a avaliação do veterinário constatou que não havia sinais de agressão ou ferimento no corpo do animal. O que foi encontrado foi uma sacola plástica na garganta do jacaré, o que provavelmente ocasionou a asfixia e consequentemente, a morte.
A Polícia Ambiental registrou a ocorrência e investigará o caso. A morte do jacaré é um alerta para a importância de se descartar o lixo de forma adequada e consciente, a fim de evitar que animais sejam prejudicados ou mortos por conta do descuido humano.