A Páscoa é uma época do ano ligada à religiosidade que representa união e alegria, por isso não pode faltar o tradicional almoço em família no domingo. Para aproveitar esse momento de forma saudável, nutritiva e econômica, o Alimente-se Bem desenvolveu uma sugestão de cardápio que utiliza partes não convencionais dos alimentos.
As preparações contemplam entrada, prato principal, acompanhamento, bebida e sobremesa, como cascas e folhas. São elas:
Palha brasileira com brigadeiro de casca de banana
Segundo a nutricionista Joice Neris Ribeiro Pozenato, do Sesi-SP, o cardápio é composto de refeições completas, equilibradas e com ingredientes mais em conta. “Outra alternativa que ajuda a economizar, é assar o peixe e as batatas juntos, pois as preparações levam quase o mesmo tempo de forno e assim reduz o gasto do gás de cozinha”, orienta.
Peixes
Nesta ocasião, os peixes são bastante consumidos como prato principal. É possível seguir a tradição e ainda economizar ao escolher as espécies da safra, como a tilápia e a cavalinha. Outra contribuição são os benefícios que eles trazem à saúde.
Joice diz que os peixes são fontes de Ômega 3, proteínas, vitaminas e minerais. “O Ômega 3 possui ação anti-inflamatória, e colabora para a saúde cardiovascular e neurológica. Além dos benefícios ao cérebro, alguns estudos apontam que esse nutriente também auxilia no combate à depressão e na melhora no sono”, destaca.
Seja qual for a espécie utilizada, a nutricionista indica algumas receitas com peixes cozidos, grelhados ou assados. São opções que podem compor as refeições do dia a dia. Veja a seguir:
Sardinha com virado de talos de couve
Sugestão vegetariana
Para os vegetarianos, há uma opção chamada “peixinho da horta”. É uma planta alimentícia não convencional (PANC) mais comum no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
De acordo com a nutricionista, a espécie contém teores significativos de potássio, ferro e cálcio, mas não é um prato proteico e não substitui o peixe quanto aos valores nutricionais. “No entanto, é uma refeição vegetariana que lembra o peixe, devido ao formato alongado e o sabor quando empanado e frito”, explica.
Para isso, ela sugere uma preparação assada, mais saudável do que a versão frita. Confira: Peixinho da horta empanado com molho de abacate
No site Alimente-se Bem estão disponíveis essas e outras receitas que utilizam o aproveitamento integral, ajudam a economizar e contribuem com a redução do desperdício doméstico.
Sobre o Alimente-se Bem
Criado há mais de duas décadas, o programa Alimente-se Bem teve início quando nutricionistas do Sesi-SP começaram a observar o comportamento de desperdício alimentar dos trabalhadores da indústria do estado de São Paulo e seus familiares, que muitas vezes desconhecem as propriedades culinárias de cascas, sementes, talos e outras partes dos alimentos.
Em busca da reeducação alimentar da população, a equipe desenvolveu receitas pautadas nesse aproveitamento, tendo como pilares: a economia, o sabor e os benefícios nutritivos. Aos poucos, o Alimente-se Bem ganhou visibilidade e alcançou milhares de pessoas de todas as idades com a divulgação das receitas em cursos nas cozinhas didáticas e unidades móveis do Sesi-SP, aulas no Canal Futura, bem como em instituições governamentais e não governamentais, e entidades assistenciais e filantrópicas.
Em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), o programa publicou a primeira Tabela de Composição das Partes Não Convencionais dos Alimentos, com os valores nutritivos de cascas, talos e folhas de algumas frutas e hortaliças.
Confira a linha do tempo em: https://alimentesebem.sesisp.org.br/o-programa/
Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo - SESI-SP