A cidade de Ourinhos (SP) será palco do projeto PARALÍMPICO (Programa de Desenvolvimento Paralímpico), que ocorrerá entre os dias 9 a 12 de maio. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de incentivar o esporte paralímpico de base.
Na tarde da última terça-feira, 4, o secretário de Inclusão, professor Robson Sanches, o secretário-Adjunto Murilo Bueno e o coordenador de projetos da Secretaria de Educação Leandro Fernandes Maximino se reuniram com o coordenador do Curso Paralímpico, Jean Santos, para definir os detalhes do evento que será realizado no município (foto acima).
O projeto tem como público-alvo os professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas. Durante os quatro dias do programa, com período integral de 8 horas por dia, os participantes terão a oportunidade de receber a Capacitação Técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico, com foco nas modalidades de Atletismo, Futebol de 5, Goalball, Tênis de Mesa, Natação, Bocha, Ciclismo e Vôlei Sentado.
As aulas práticas da capacitação contarão com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas. Vale destacar que o curso Paralímpico é gratuito e com certificado. Os interessados em participar podem se inscrever no site https://paralimpico.com.br/.
O projeto PARALÍMPICO é uma oportunidade para capacitação técnica e disseminação da prática esportiva paralímpica, contribuindo para a formação de novos atletas e a inclusão social de pessoas com deficiência. A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo reforça o compromisso com a promoção da igualdade e da diversidade no esporte.
As informações são da Prefeitura de Ourinhos