A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) (cidade vizinha de Ourinhos) anunciou nesta terça-feira, 11, a contratação de 13 seguranças, um para cada creche e escola de educação infantil da rede municipal de ensino. A medida faz parte de um plano de segurança escolar que também prevê reforço nas rondas feitas por policiais militares, instalação de cerca elétrica, concertina e muros nas unidades de ensino, além da implantação de um plano de fuga dentro das escolas.
As medidas foram adotadas em resposta aos recentes ataques a escolas no país, que causaram a morte de crianças e professores. A rede municipal de ensino de Santa Cruz do Rio Pardo atende cerca de 4.350 alunos, desde creches até o ensino fundamental.
A prefeitura informou que já está disponível um canal de WhatsApp para denúncias sobre possíveis ameaças e ataques contra as escolas, e que as identidades dos denunciantes serão mantidas em sigilo. O plano de segurança escolar será acompanhado pelo Ministério Público e pela Polícia Militar, e está prevista a ampliação de segurança para todas as escolas municipais.
"O número é (14) 99738-7606 e as identidades dos denunciantes serão mantidas em sigilo”, informou a prefeitura.
Com a contratação de seguranças, instalação de cercas elétricas e implantação de um plano de fuga dentro das escolas, a Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo busca garantir a segurança dos alunos e funcionários das escolas municipais, reagindo ao cenário de insegurança que tem assolado o país.