Um vídeo que mostra um aluno desrespeitando e ameaçando um professor dentro de uma sala de aula da Escola Estadual Carlos Alberto de Oliveira, em Assis (SP) (70 km de Ourinhos), viralizou nas redes sociais nesta semana. Nas imagens, o estudante aponta o dedo repetidas vezes para o docente e tenta derrubá-lo da cadeira, enquanto outros alunos assistem à cena sem intervir. Veja o vídeo mais abaixo.
Em dado momento, o estudante joga e chuta a mesa do professor no chão, e logo depois uma funcionária da escola intervém e pede para que o aluno saia da sala. A Secretaria da Educação informou que a direção mediou o conflito em uma reunião com o estudante, seus responsáveis e o professor, e que será oferecido atendimento profissional pelo programa Psicólogos na Educação ao professor e ao aluno, se autorizado pelos responsáveis.
O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) emitiu uma nota se solidarizando ao professor envolvido no episódio e classificou a atitude do aluno como "uma afronta, um desrespeito e uma atitude insustentável de ser vista". O sindicato ressaltou que a atitude do professor foi impecável, não reagindo e se portando como esperado.
A Secretaria da Educação informou que o aluno seguirá com aulas remotas até o fim desta semana e que a unidade realizou ações educativas sobre o assunto com os estudantes, professores, equipe gestora e o programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (CONVIVA). As aulas continuam normalmente, segundo a pasta.
O episódio reforça a necessidade de atenção à saúde mental dos estudantes e à segurança dos professores nas escolas, bem como de medidas para prevenir e lidar com casos de desrespeito e violência em sala de aula.