O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visitou nesta manhã a Escola Estadual Thomazia Montoro, na capital paulista e anunciou medidas para ampliar a segurança escolar. Ele defendeu o enfrentamento à onda de violência nas escolas mantendo elas abertas e ampliando medidas de segurança.
Segundo ele, prefeitos de outras cidades chegaram a sugerir que o governo suspenda aulas presenciais.
"Alguns prefeitos têm me procurado e têm me pedido para suspender as aulas e a resposta é que nós não vamos, os jovens não merecem isso. A gente tem que superar essa situação, a gente não pode sucumbir à ameaça, sucumbir à violência. A gente tem que trazer o sonho de volta e a esperança", afirmou o governador.
Dentre as medidas anunciadas, está prevista a contratação de mil psicólogos e de empresas de segurança privada para atuar nas escolas estaduais.
Resumo das ações do governo:
- Contratação de empresas privadas com profissionais desarmados para segurança das escolas
- Contratação de 550 psicólogos
- Criação de uma linha direta entre escolas e PM
O governador esteve na unidade, acompanhado do secretário estadual da Educação, Renato Feder, do secretário da Segurança, Guilherme Derrite, e do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB).
A escola reabriu nesta segunda (10), duas semanas depois do ataque em que um estudante matou a facadas a professora Elisabete Tenreiro, de 71 anos, e feriu outras quatro pessoas.