O prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD), anunciou através de suas redes sociais, nesta sexta-feira, 5, que a Prefeitura não realizará o repasse de patrocínio à empresa Extreme Motor Clube para a realização da 55ª Fapi (Feira Agropecuária Industrial de Ourinhos), prevista para acontecer nos dias 8 a 18 de junho 2023. O evento, que ocorreu em 2019 e 2020, recebeu cerca de R$3.776.000 (valor somados os dos dois anos) em patrocínio da Prefeitura para a sua realização.
De acordo com o prefeito, o recurso que seria destinado para a realização da Fapi será empenhado para a realização de cirurgias eletivas, que são aquelas agendadas por não terem o caráter de urgência, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas. A decisão dificultará a realização da Fapi este ano, mas a gestão priorizará a saúde das pessoas.
Em contato com a empresa Extreme Motor Clube, recebemos a informação que sem o repasse da Prefeitura, a Fapi não vai mais acontecer.
Lançamento da Fapi aconteceu em março – clique relembre
Durante seu comunicado, Lucas Pocay explicou que a pandemia de Covid-19 fez com que muitas cirurgias eletivas fossem suspensas por dois anos, aumentando significativamente a fila das pessoas que precisam desses procedimentos. Apesar de ser uma responsabilidade do Estado, o prefeito afirmou que a Prefeitura não pode esperar e ver a situação dessas pessoas se agravar e correrem riscos de saúde.
Lucas Pocay ressaltou ainda que a gestão continuará sendo transparente e responsável em suas decisões, sempre pensando no melhor para a população. A decisão de não realizar o repasse de patrocínio à empresa Extreme Motor Clube para a realização da Fapi é uma medida que visa garantir a prioridade da saúde e bem-estar dos cidadãos de Ourinhos.
A Fapi é um evento tradicional em Ourinhos e tem grande importância econômica para a cidade e região. A expectativa agora é para saber como será a reação da população e dos empresários locais, bem como os desdobramentos dessa decisão para a cidade.
o que o prefeito falou na íntegra:
“Olá, pessoal, tudo bem? Quero fazer aqui um comunicado. Muitos ficarão felizes, alguns provavelmente chateados, mas irão compreender. Nos anos de 2020 e 2021, tivemos a pandemia, que graças a Deus vencemos. Fomos referência no enfrentamento com o hospital de campanha e agilidade na vacinação, salvando muitas vidas. Porém, os órgãos de saúde suspenderam por dois anos a realização de cirurgias eletivas, que são aquelas agendadas por não terem o caráter de urgência. E isso fez com que aumentasse muito a fila das pessoas que precisam dessas cirurgias. E mesmo que essa seja uma responsabilidade do Estado, nós não podemos esperar e ver a situação de dezenas se agravar e correr em riscos de saúde. Por isso, estamos tomando uma decisão muito difícil, mas com certeza a mais acertada. O recurso de patrocínio que investiríamos na FAPI (Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos) iremos destinar para a realização de cirurgias, de várias áreas, para melhorarmos a qualidade de vida dessas pessoas, priorizando sempre a saúde e amenizando esse tempo de espera. Dessa forma, muito provavelmente, inviabilizará a Extreme Motor Clube, empresa organizadora, de realizar a Fapi este ano. Tenho certeza que todos entenderão a prioridade e necessidade de cuidarmos da saúde de nosso povo. Vamos continuar fazendo a nossa gestão de forma transparente, responsável e sempre pensando no melhor para a população. Que Deus continue nos abençoando”.





