Ourinhos,
Anuncie Aqui | Fale Conosco | Notícias no What’s (14) 99637-3212

Postado em 19/01/2024 às 00:01

João Neto: O Último Trem

    0966916001705613515.jpg

"Em 1906, deu-se o início do povoado que viria ser nossa Ourinhos, com reduzido número de casas. Dois anos depois, em 1908, foi criado o Posto da Estrada de Ferro que, quatro anos mais tarde, seria transformado em uma estação ferroviária pertencente à Estrada de Ferro Sorocabana - a parada servia de baldeação aos passageiros que possuíam como destino o patrimônio vizinho de Ourinhos (atual Jacarezinho - Paraná). Dessa época em diante, a futura cidade teve um desenvolvimento condicionado à exuberância de suas terras e pela sua condição geográfica considerada excelente, sem contar sua portentosa malha hidrográfica: Rio Turvo, Rio Pardo e Rio Paranapanema."

Pois é, nem precisava, mas, este fragmento da história de Ourinhos conta o que a ferrovia sempre significou para nossa cidade.

Assim... Foram 116 anos de pura história, nunca conseguiremos contar a vida ourinhense sem contar o casamento com a ferrovia, casamento em regime total de bens!

Ourinhos, nesse tempo todo, dormiu e acordou ao barulho e apito dos trens que deslizaram suas barulhentas rodas pelo meio da cidade, especificamente dentro do coração de cada um de nós.

E saber que, no auge de sua existência, apenas em Ourinhos, a Estrada de Ferro Sorocabana chegou a empregar mais de 300 funcionários.

Só nos resta lamentar, dia 15/01/2024 ficará marcado na história como o dia da morte do "trem". A última manobra, em terra ourinhense, ocorreu exatamente às 08h40 de uma ensolarada manhã de segunda-feira, os maquinistas pediram permissão para a partida,  vagarosamente seguiram sentido Londrina, a composição, serpenteando em marcha lenta, seguiu para o vizinho Paraná, foi fotografada antes das nove horas sobre a ponte férrea, atravessou o Paranapanema pela última vez e, apesar do dia lindo, mergulhou na escuridão da insensatez!

O sonho acabou!

Confira outra história – clique aqui

Veja Também

Homem de 37 anos morre afogado na região
Acidente envolvendo caminhão carregado de cebolas deixa dois feridos no norte do Paraná
Ato convocado por Bolsonaro reúne multidão na Avenida Paulista em São Paulo
Brasil conquista hexacampeonato na Copa do Mundo de Futebol de Areia
© 2019 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn