Ourinhos,
Anuncie Aqui | Fale Conosco | Notícias no What’s (14) 99637-3212

Postado em 11/02/2020 às 23:47

Abandonado, CSU é tomado pelo mato, enquanto aguarda “municipalização”

Prefeitura coloca culpa do abandono nas gestões passadas e informou que processo de transferência da área do CSU (Centro Social Urbano), de propriedade do Estado, está sob novo processo de análise e não há prazo para a análise documental ser finalizada. Enquanto isso, área é tomada pelo mato e se torna foco de criadouros de mosquitos e animais peçonhentos.

    0983392001581476645.jpg

 

O CSU (Centro Social Urbano de Ourinhos), que em 2020 completa 40 anos de fundação, se encontra em total estado de abandono, fato que  gera o sentimento de revolta e indignação em pessoas que viveram a história do local que, em seu auge, nos anos 80, 90 e começo de 2000, era a principal área de lazer da cidade, com atividades esportivas oferecidas para todas as idades.

Área das piscinas está sendo coberta pela vegetação (Foto: Laperuta)

Nesta última terça-feira, 11, o Passando a Régua esteve no local e pôde registrar imagens lamentáveis do CSU tomado pelo mato e se tornando foco de criadouros de mosquitos e animais peçonhentos. (veja o vídeo abaixo).

O abandono foi tema de debate entre vereadores na última Sessão na Câmara Municipal de Ourinhos. Enquanto que os vereadores de oposição dizem que a atual administração simplesmente abanou o CSU e em três anos de mandato não moveu uma palha para revitalizar o local, vereadores da base, saíram em defesa do prefeito e disseram que após a municipalização a área poderá ser reativada.

Uma das piscinas com água parada, propício criadouro do mosquito Aedes Aegypt, tramissor da dengue (Foto: Laperuta)

 

Certo é, que moradores da região começam a enxergar o local como uma ameaça, pela grande quantidade de mato, propício para proliferação de animais peçonhentos. Sem falar nas piscinas vazias, que facilmente viram foco de criadores de mosquitos. O local também acaba servindo para esconderijo de usuários e traficantes de drogas, um verdadeiro perigo durante a noite.

CSU está irreconhecível. Ao fundo as piscinas que foram muradas (Foto: Laperuta)

O mato ganha as ruas ao redor do CSU (Foto: Laperuta)

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura informou nesta terça-feira, 11, através de nota que;

"o processo de transferência da área do CSU (Centro Social Urbano), de propriedade do Estado de São Paulo, para o Município de Ourinhos está sob novo processo de análise. A documentação que até então estava aos cuidados da Secretaria Estadual de Esportes foi transferida para a Assistência de Gestão de Imóveis divisão ligada à Procuradoria Geral do Estado (PGE), criada este ano para tomar conta dos processos relativos a imóveis do Governo do Estado. O processo de Ourinhos e de todo os municípios paulistas com pendências parecidas foram obrigatoriamente encaminhados ao setor. Não há prazo para a análise documental ser finalizada.

Assim que o projeto for aprovado a Prefeitura de Ourinhos poderá iniciar as obras para transformar o local em área de lazer para a população. No ano passado a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Ourinhos a receber o terreno do CSU, localizado no bairro Barra Funda.

A intenção é desenvolver ações para que os munícipes, crianças, jovens, adultos e idosos, possam utilizar o espaço com atividades esportivas e culturais. Abandonado pelas gestões passadas o local possui duas piscinas e uma quadra poliesportiva depredadas e sem as mínimas condições de uso. O projeto da Prefeitura de Ourinhos é reformar o local e oferecer aulas de natação e futebol, como uma extensão dos projetos esportivos oferecidos pelo município".

 

Sobre o CSU

Pertencente ao governo do Estado de São Paulo, o CSU, localizado na Rua Eduardo Peres, 600 - Vila Christoni, em Ourinhos, foi projetado e construído no final dos anos 70, mas sua operacionalização oficial, com a inauguração sendo feita pelo então governador Paulo Salim Maluf, aconteceu em dezembro de 1980.

Placa de inauguração do CSU (Foto: Laperuta)

No inicio toda gestão do local era feita pelo Centro Comunitário de Vilas Integradas, presidido pelo advogado Ivan José Benatto. Mas logo depois a sua administração foi retomada pela Secretária Estadual de Esportes e Turismo, que se tornou gestora de todos os CSUs existentes no Estado quando iniciou projetos para atendimento da população.

Um dos projetos iniciados foi o dos CLUBES DA 3° IDADE.

Para isso lotou cada CSU com cargos de Diretor, Assistente Social, Professores de Educação física, Escriturários, Serventes e outros, como também direcionou verbas para a sua manutenção (produtos de limpeza, cloro para piscina e outros).

Desde o início desse processo a Prefeitura tinha a sua contra partida, que era a da manutenção.

No início dos anos 90, a Prefeitura de Ourinhos firmou contrato de concessão da área e assumiu total responsabilidade sobre o CSU e seu funcionamento (funcionários e a manutenção).

Desde então o CSU promoveu muitas coisas boas como:

-Clube da Terceira Idade com atendimento aos idosos, juridicamente através do Conselho Municipal do Idoso e outros);

- Participação desde o primeiro JORI, com excelentes resultados, como o de CAMPEÃO GERAL;

- Sede de JORI;

- Atividades físicas como hidroginástica, ginástica localizada, caminhadas, danças e muitas outras;

- Atividades sociais como as reuniões com os membros da Terceira Idade e também os bailes e encontros;

- Em parceria com o Fundo Social o Polo Regional da Beleza com salas de aprendizagem para manicure, maquiagem, corte de cabelo e outras atividades relacionadas à beleza.

- O local foi usado por anos pela Escolinha de Futebol Chuteirinha de Ouro, que atendia crianças de toda a cidade no local.

E com as Secretárias Municipais reuniões estaduais e regionais e outras atividades a fim.

De acordo com informações, praticamente todas as atividades foram encerradas no local no final de 2016 e hoje o que lá se vê são funcionários da Prefeitura de Ourinhos, que trabalham na manutenção do “Polo Região da Escola da Beleza”, projeto pertencente ao governo do Estado de São Paulo. E ainda acontece os bailes da terceira idade no salão principal ao finais de semana.

Imagens comparam o CSU de 2005 e o CSU 2020 (Foto: Laperuta)

Imagens comparam o CSU de 2005 e o CSU 2020 (Foto: Laperuta)

Veja o vídeo abaixo 

 

Veja Também

Trabalhadores nascidos em dezembro recebem hoje crédito do FGTS
Fumaça das queimadas se estende por mais de 4 mil quilômetros e atinge países vizinhos
Homem assassinado por dupla é sepultado em Bernardino de Campos
Choque entre cabos na rede elétrica causa incêndio em mato dentro de terreno em Ourinhos
© 2019 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn