A Prefeitura de Piraju (SP) (60 km de Ourinhos) publicou um decreto que autoriza o funcionamento de academias de esporte, salões de beleza e barbearias na cidade. Em Ourinhos os serviços ainda seguem proibidos, já que o prefeito não editou o decreto Municipal que proibe o funcionamento de academias de ginástica. Salões de beleza e barbearias estão atendendo de forma individual.
A autorização veio depois de um decreto municipal que prevê algumas adequações. Só podem entrar nas academias pessoas maiores de 18 anos e com máscaras. Aulas coletivas estão proibidas, o número de alunos não pode passar de 20% da capacidade do local e os equipamentos devem ser limpos com álcool 70%.
Nos salões de beleza e barbearias, segundo o decreto, o atendimento deve ser feito individualmente, com hora marcada. Clientes e profissionais devem usar máscaras e os utensílios também precisam ser higienizados.
Quem descumprir o decreto está sujeito a suspensão de funcionamento do estabelecimento por 15 dias úteis e, em caso de reincidência, por 30 dias úteis.
As medidas foram anunciadas depois que o presidente Jair Bolsonaro incluiu esses serviços como atividades essenciais. Piraju tem 32 casos confirmados de Covid-19, sendo dois óbitos pela doença.
Informações G1