Mesmo após o prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD), ter garantido, na última quinta-feira, 21, que estava tudo “ok” (reveja o vídeo abaixo) e os 10 leitos de UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva), exclusivos para pacientes com Covid-19, já estavam liberados para atendimento, a Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos está contando apenas com os 15 leitos, que atendem toda demanda emergencial e não somente pacientes com coronavírus, como prometido na "Live".
O Passando a Régua apurou ainda que quase todos os dias os 15 leitos estão ocupados, o que pode forçar pacientes de Ourinhos procurarem outras unidades na região, como aconteceu recentemente, quando uma paciente com Covid-19 teve que ser atendida na Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo (clique e reveja).
Ainda foi apurado que a Santa Casa de Ourinhos está com os 10 leitos extras prontos, mas não pode utilizá-los sem a liberação do SUS. Dos 10 novos leitos, seis foram adquiridos com recursos da própria Santa Casa e outros quatro a Prefeitura de Ourinhos teria feito o aluguel de equipamentos, como os respiradores.
Até o noite desta sexta-feira, 22, o hospital aguardava um posicionamento da Prefeitura de Ourinhos sobre os leitos extras.
Na quinta Lucas disse que tinha conseguido regularizar tudo com o governo Estadual, o que seria mais uma informação furada passada pelo chefe do executivo. (veja o vídeo abaixo).
Boletim da Santa Casa
O que tranquiliza um pouco a população de Ourinhos é queda no número de pacientes internados no hospital, que neste sábado é de 9 pacientes, sendo um caso positivo para Covid-19 e três suspeitos. Dos três suspeitos, um testou positivo no teste rápido. Confira abaixo o boletim:
Veja o vídeo em que Lucas afirma que já estavam liberados os 10 novos leitos de UTI na Santa Casa de Ourinhos