Um morador de Ourinhos gravou um vídeo nesta segunda-feira, 1º, que mostra o esgoto sendo despejado in natura diretamente nas águas do Rio Pardo, na região da Vila Brasil, nas proximidades da ETA (Estação de Tratamento de Água de Ourinhos). (Veja o vídeo abaixo).
No vídeo, indignado com a cena, o homem cobra providencias da SAE (Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos), que emite nas contas de água a cobrança também do esgoto, que não é tratado, apesar da cobrança referente ao uso do ramal do esgoto, que corresponde o acréscimo de 70% do valor do consumo de água.
A nossa reportagem procurou a assessoria de comunicação da SAE no final da tarde desta segunda-feira (1º), porém até o fechamento desta matéria, não recebemos o retorno.

Foto: Alexandre Mansinho
Concessão do Esgoto
A Prefeitura de Ourinhos deve lançar nos próximos dias o edital de licitação/concorrência pública de concessão de esgotamento sanitário. No dia 22 de abril foi aberta a consulta pública do processo (clique aqui e relembre). Até a Prefeitura não divulgou qualquer informação sobre a concorrência pública, que deverá conceder para exploração o serviço público municipal de esgotamento sanitário que compreendem o planejamento, a construção, a operação e a manutenção das unidades integrantes dos sistemas físicos, operacionais e gerenciais de afastamento, tratamento e disposição de esgotos sanitários, incluindo a gestão dos sistemas comerciais, a comercialização dos produtos e serviços envolvidos e o atendimento aos usuários, incluindo atividades do sistema de abastecimento de água relativas a padronização de ligações domiciliares e hidrometração de forma a garantir a idade máxima do parque de hidrômetros inferior a 7 (sete) anos, conforme modelo institucional sugerido na PMI e definido pelo Município.
Veja o vídeo abaixo:





