Três pré-candidatos ao cargo de prefeito de Ourinhos para as próximas eleições deverão disputar a preferência do novo grupo político, formado por nove siglas partidárias (Republicanos, PTB, PSL, Podemos, PL, PRTB, PSDB, Patriota e Solidariedade), que deverão fazer oposição ao grupo político do atual prefeito Lucas Pocay (PSD), que deverá tentar a reeleição.
O grupo político, que tem entre suas liderança o deputado federal Capitão Augusto (PL), lançou recentemente o Manifesto pelo Desenvolvimento e Combate à Corrupção em Ourinhos, que foi assinado pelos presidentes de todos os nove partidos e deve definir até o final das convenções partidárias quem será o candidato a prefeito que irá representar o grupo no pleito.
As convenções serão realizadas de 20 de julho e 5 de agosto, conforme prevê o Calendário Eleitoral.
Pelo menos três nomes já surgiram até a última semana como pré-candidatos do grupo, porém só um deles deverá ter o apoio, e são eles: o professor Robson Sanches (Patriota), o advogado André Mello (PTB) e o último, que lançou nesta última semana sua pré-candidatura, o vereador Alexandre Araujo Dauage “Zóio” (Republicanos).
O PTB além de André Mello, também apresentou o empresário Robson Martuchi, como pré-candidato a vice-prefeito.
O grupo político ainda não informou como e quando vai definir o seu candidato, porém certamente a popularidade e a preferência do público será um fator determinante para escolha. Resta saber, se outros nomes serão colocados à disposição do grupo. Isso só o tempo dirá.
Confira abaixo os perfis cada um:
Professor Robson Sanches

Professor Robson Sanches (Patriotas) tem 38 anos e foi candidato em 2016 pelo PRTB, obtendo 2812 votos, com 5,12% dos votos validos.
Professor universitário há cerca de 13 anos, Robson também é registrado no Conselho Nacional e Federal de Administração e participa de uma página no Facebook denominada TV SAN, onde, em vídeos, destaca acontecimentos do município.
Com o discurso de renovação política, Robson é declaradamente simpatizante as ideias do presidente Jair Bolsonaro e o seu partido, o Patriota, faz parte da base de sustentação ao presidente. Quando lançou sua pré-candidatura a prefeito, Sanches destacou a união de várias siglas partidárias, que hoje apoiam o presidente, que estão em seu apoio, como: PSL, PRTB, SOBERANISTAS e Aliança pelo Brasil, que ainda está em formação.
O que pode pesar a favor: Baixa rejeição, discurso de renovação, linguagem e comunicação popular.
O que pode pesar contra: Não ser muito conhecido do grande público e não ter experiência no setor público.
Advogado André Mello

André Mello e Robson Martuchi se colocaram à disposição do grupo (Foto: Divulgação)
André Luis Camargo Mello (PTB) tem 48 anos, é advogado, atuante na área civil, empresarial e administrativa, mestre em Ciências Jurídicas e professor universitário.
Atuou na administração pública municipal em gestões passadas (dos ex-prefeitos Toshio Misato e Belkis Fernandes), exercendo os cargos de coordenador de Assuntos Jurídicos, secretário de Administração e secretário de Saúde.
André Mello pertenceu por muitos anos ao PSDB e hoje é o presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Ourinhos, o qual foi complemente reformulado na cidade.
Acredita estar preparado para exercer a função de chefe do Poder Executivo de Ourinhos.
O que pode pesar a favor: Baixa rejeição, experiência no setor público, boa articulação e dinamismo.
O que pode pesar contra: Não ser muito conhecido do grande público (apesar de ter trabalhado na administração municipal, não passou por votação). Comunicação menos popular.
Vereador Alexandre Zóio

Imagem que anunciou a pré-candidatura de Zóio (Foto: Divulgação)
Alexandre Araujo Dauage “Zóio” (Republicanos) tem 36 anos e é vereador na cidade de Ourinhos, com dois mandatos consecutivos (2013-2016 - 2017-20). Advogado, formado na UNIVEM. Pós Graduado em Direito Civil e Processo Civil pela UNIVEM. Exerceu a função de Assistente de Assuntos Jurídicos na Prefeitura de Ourinhos de 2008 a 2012, quando se licenciou para concorrer às eleições em 2012.
Na primeira eleição para vereador (2012) obteve 1.486 votos e na última (2016) foi o mais votado com 1837 votos e foi eleito presidente da Câmara Municipal de Ourinhos, no biênio 2017-2018.
Também concorreu ao cargo de deputado federal nas eleições de 2018, conseguindo o expressivo número de 11.022 votos, sendo que 6.764 só na cidade de Ourinhos, onde foi o segundo candidato a deputado federal mais votado, perdendo apenas para o deputado eleito Capitão Augusto (PL), que obteve 19.419 votos em Ourinhos.
O que pode pesar a favor: Baixa rejeição, boa popularidade, experiência na política como vereador e boa articulação e dinamismo.
O que pode pesar contra: Liguagem menos popular e desgaste político pelo fato de estar há oito anos em cargo público eletivo.



