A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública convocou os candidatos aprovados no concurso da Guarda Municipal para entrega de exames e documentos. A lista com os nomes foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 16 de junho e pode ser acessada pelo site www.ourinhos.sp.gov.br/diario-oficial. Ao todo 52 candidatos devem comparecer neste domingo, dia 21 de junho, no Ginásio Monstrinho, a partir das 9h, portando série de documentos e exames médicos (Veja o edital).
Os aprovados ainda terão pela frente um curso teórico e prático de 750 horas de duração antes de iniciar as atividades como Guarda Municipal de Ourinhos.
As aulas teóricas serão ministradas pela internet, direto do auditório da Universidade São Caetano, em São Paulo. Uma sala está sendo especialmente criada no CSU (Centro Social Urbano) para os aprovados assistirem às aulas. Professores especializados vão lecionar ao vivo matérias de Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Ciências Sociais, Segurança Pública, entre outras disciplinas relacionadas à prevenção ao crime e abordagem.
No CSU também serão desenvolvidas as aulas práticas de defesa pessoal, abordagem, técnicas não letais, patrulhamento por aproximação, negociação em casos de reféns e gerenciamento de conflitos. As aulas práticas de tiro serão realizadas em um estande de tiro.
O concurso da Guarda Municipal contou com uma série de etapas. Além da prova escrita, os candidatos passaram por testes de aptidão física, exames de saúde e toxicológicos, avaliações psicológicas e investigação social.
A não suspensão do concurso público da Guarda Municipal é mais uma ação do executivo que contraria o Plano Municipal de Contingenciamento de Gastos do Poder Executivo, que foi publicado no final de maio, com a justificativa de que precisa economizar devido à queda de arrecadação do Município.
Segundo o plano, seu artigo 3º, inciso VI:
“Art. 3º. Fica determinado, no âmbito da Administração Pública Direta, indireta e autarquias, a suspensão das seguintes despesas:
VI - concursos públicos em andamento”;
Há quem diga, que o plano de contingenciamento somente foi publicado para a Prefeitura de Ourinhos não realizar o pagamento do reajuste salarial de 3,92% aos servidores públicos.
O Passando a Régua está aberto para uma resposta do poder executivo.




