Doria mantém no vermelho região que Ourinhos pertence e rebaixa Campinas

Agora são 10 regiões no vermelho, 10 no laranja e três no amarelo.
Compartilhe:

 

O governador João Doria (PSDB) anunciou em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (3) que a região da DRS de Marília, a qual pertence a cidade de Ourinhos continua na ‘fase 1’ (vermelha) – mais fechada – do Plano São Paulo, que flexibiliza as restrições ao comércio e serviços não essenciais impostas por conta da pandemia.

Porém Ourinhos, desde o 19 de junho, quando a região foi rebaixada de fase (da laranja para vermelha) não está seguindo a recomendação do Governo do Estado e se mantém por conta própria na fase amarela, com o funcionamento dos comércios em geral, imobiliárias, concessionárias e lojas de veículos, escritórios em geral, shopping centers, restaurantes, bares, lanchonetes e similares, como já estava acontecendo desde o dia 1º de junho.

O prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD) ainda não se manifestou se vai seguir na fase amarela ou vai seguir o que está determinando o Plano São Paulo.

No mapa do Plano São Paulo (Foto: Divulgação)

Contestação com o Governo de SP

Algumas fontes do Palácio dos Bandeirantes indicaram que a região da DRS-Marília poderia ser reavaliada para uma possível reclassificação – caso atingisse os índices necessários para isso – nesta sexta-feira. No entanto isso não foi feito. A decisão de não submeter a região a uma nova reavaliação nesta sexta, estaria descumprindo o próprio Plano São Paulo.

Consta no Plano que “uma região só poderá passar a um maior relaxamento após 14 dias da mudança de fase, mantendo os indicadores de saúde estáveis por um período completo de incubação”.

A região de Marília foi rebaixada da ‘fase 2 – laranja’, que é menos restritiva, para a ‘fase 1 – vermelha’, no dia 19 de junho, 14 dias atrás.

No entanto, o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, teria dito ao prefeito de Marília, Daniel Alonso (PSDB), que a região só poderia ser reavaliada na sexta-feira da semana que vem, dia 10 de julho. Quer dizer que a região sequer teve seus indicadores analisados, mesmo após 14 dias em uma mesma fase.

Durante a coletiva de imprensa, a secretária Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen da Silva, confirmou que só haverá reclassificação com objetivo flexibilizar restrições nas regiões no dia 10 de julho.

Neste dia 3 de julho houve apenas uma alteração, que rebaixou a região de Campinas para estágio mais rígido.

Algumas informações foram baseadas em matéria publicada pelo Marília Notícia