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Postado em 10/07/2020 às 19:14

Associação Comercial de Ourinhos vai lançar aplicativo e marketplace

Segundo o presidente da ACE, Robson Martuchi, as duas plataformas vão operar conjuntamente com estratégia omnichannel interligando lojas online e físicas.

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Estão em fase de implantação duas novas plataformas digitais que chegam para colaborar com a inovação do comércio de Ourinhos: um site e-commerce no formato marketplace e um aplicativo que disponibiliza diversos serviços e informações relevantes sobre o comércio local e a cidade. A iniciativa é da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE), que objetiva integrar os benefícios dessas plataformas às vantagens de se comprar em lojas físicas, gerando uma melhor experiência para os consumidores e aprimorando o relacionamento com clientes, conceito conhecido como omnichannel.

Conforme Robson Martuchi, presidente da ACE, desde o início de sua gestão em janeiro deste ano, foram iniciados estudos para se levantar tecnologias que pudessem contribuir para o processo de transformação digital das empresas. “Essa virada de chave para todo o comércio já vinha se mostrando necessária, tanto que vínhamos falando sobre isso dentro da ACE há bastante tempo. Com o isolamento social e todo esse ‘novo normal’ que estamos vivendo, percebemos que houve uma aceleração desse processo, quem estava reticente em aderir às plataformas e comunicação digitais agora não tem mais dúvida e praticamente foi obrigado a se jogar no mundo online”, avaliou Robson Martuchi.

O Aplicativo, ou APP, nada mais é que um software que pode ser baixado nos smartphones com o intuito de executar uma série de funções, tarefas e atividades coordenadas para o benefício do usuário. “Nesse APP da ACE o usuário vai ter ali desde informações sobre as promoções do comércio, clube de vantagens e relação das empresas com delivery, por exemplo, até pesquisa de SCPC, dicas do que fazer no município, agenda de cursos e treinamentos, entre outros tantos serviços prestados pela ACE”, explicou Robson Martuchi.

Na plataforma marketplace, as empresas de comércio e serviços da cidade poderão instalar sua loja virtual com praticamente todos os recursos dos grandes players do mercado digital nacional, podendo ampliar seus negócios em Ourinhos e região e ainda iniciar um canal de vendas para todo o Brasil, segundo a ACE. “Vamos franquear essas lojas virtuais em nosso marketplace para as empresas associadas à ACE e viabilizar a participação das que não são por meio de uma pequena mensalidade de manutenção”, informou o presidente da ACE.

Como todo marketplace, a tarifação só ocorrerá sobre as vendas realizadas, estimada em 15%, percentual semelhante a de outras plataformas onde quem vende não chega a ter uma loja, apenas comercializa seus produtos de forma anônima. “Na plataforma da ACE os lojistas vão ter o espaço deles, como uma loja virtual mesmo, com seus produtos, estoques, condições de pagamento e promocionais”, disse Martuchi.

A tecnologia escolhida pela ACE Ourinhos conterá um gateway de pagamento seguro e protegido que permitirá a venda por cartão de crédito em até 12 vezes, com possibilidade de antecipação do valor da venda dentro de um prazo e tarifa que serão apresentados aos interessados. Também haverá o sistema de checkout múltiplo, permitindo que o consumidor possa comprar em várias lojas utilizando um único carrinho de compras. “O valor total da compra, mesmo parcelado pelo cliente, será dividido automaticamente pelo software e destinado para cada loja conforme o que foi comprado com ela”, completa Robson Martuchi.

A previsão de lançamento é até o final de julho, quando cada loja interessada terá que iniciar o cadastro de seus produtos, condições, serviços e ser treinada para assimilar todos os procedimentos, garantindo autonomia na sua operação. “Também faremos uma ampla divulgação de marketing para que essa versão digital do comércio de Ourinhos seja conhecida por todos”, adiantou o presidente.

 

O conceito omnichannel será aplicado de várias formas. O site marketplace de compra poderá ser acessado diretamente por seu endereço na internet a partir de qualquer dispositivo (URL) mas também estará disponível no aplicativo da ACE. Da mesma forma nas lojas físicas que aderirem, clientes e vendedores poderão fazer uso da ferramenta, potencializando e melhorando a experiência de compra. O cliente também poderá fazer consultas de produtos pelo marketplace e finalizar a compra na loja física. Poderá ir até a loja para experimentar os produtos, no caso de confecções, calçados, perfumes, etc., e finalizar a compra pelo marketplace. “A ideia do omnichannel é exatamente essa, de possibilitar a integração de todos os canais de venda e relacionamento com os clientes”, sintetizou Robson Martuchi.

 

 

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