Ourinhos,
Anuncie Aqui | Fale Conosco | Notícias no What’s (14) 99637-3212

Postado em 01/08/2020 às 11:29

Polícia Militar proíbe uso de mata-leão em abordagens policiais no estado de São Paulo

    0125408001596292314.jpg

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo informou nesta sexta-feira, 31, que o manual de defesa pessoal da Polícia Militar está passando por revisão e o procedimento de imobilização chamado chave cervical, o popular "mata leão”, está proibido nas abordagens policiais no estado.

A revisão foi confirmada pela Polícia Militar paulista, que, por meio de nota, disse que “busca permanentemente aperfeiçoar a prestação de serviço à sociedade e modernizar seus protocolos de atuação”.

“Atualmente, a instituição realiza estudos para avaliar as técnicas de contenção durante as detenções de suspeitos, sendo que a chave cervical não mais será empregada”, afirmou a PM.

A proibição do mata leão acontece dias depois que um vídeo circulou nas redes sociais, em 24 de julho, mostrando policiais militares dando uma chave de braço e sufocando um jovem negro na cidade de João Ramalho, no interior de São Paulo (veja vídeo abaixo).

No registro, os PMs retiram o jovem do terreno da casa da família com o golpe no pescoço e a pessoa que filme comenta que o rapaz não conseguia respirar.

"Invadiram dentro de casa, olha o que estão fazendo com o moleque. Tá passando falta de ar."

Em nota sobre o caso, a PM afirmou que a equipe fazia patrulhamento quando viu um motociclista com uma moto sem placas e trafegando sentido a saída da cidade. Em seguida, o rapaz percebeu a viatura e tentou fugir, retornando para o município.

Os policiais fizeram o acompanhamento, dando ordem de parada, que foi desobedecida pelo suspeito. Ele teria continuado na fuga e ultrapassado parada obrigatória na via.

“Sendo abordado entrando no portão social da residência localizada na Rua Clóvis dias Valente. Na abordagem, o condutor desobedeceu à ordem legal e seus familiares investiram contra os policiais para agredi-los, puxando a motocicleta e o condutor, além de desacatarem os policiais proferindo diversas ofensas", afirmou a corporação.

Ainda segundo a nota, foi usada a “força moderada” para levar o motociclista e outro rapaz à delegacia por desacato e pela fuga com veículo sem documentação.

Confira o vídeo:

 

Veja Também

Acusado de feminicídio em Ourinhos, contou para amigo que enforcou a amásia até a morte
Vereadores aprovam projeto que autoriza patrocínio de empresas privadas à Prefeitura de Ourinhos
Adolescente é flagrado furtando casa no Jardim Tropical em Ourinhos
Rivais divergem sobre testes da covid-19 antes de final do Paulistão
© 2019 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn