A Polícia Civil prendeu em Ourinhos (SP) o principal articulador da organização criminosa investigada por alterar semirreboques de caminhões com o objetivo de dar maior capacidade de carga a ser transportada, o que é proibido por lei. A operação Transformers foi deflagrada nesta quarta-feira (4). As informações foram divulgadas pelo site G1. O nome do acusado não foi divulgado.
Presidida pela Delegacia Seccional de Adamantina, a operação cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão, além de medidas cautelares, em cidades nos estados de São Paulo e do Paraná.
Segundo a Polícia Civil, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, sete mandados de prisão e um flagrante por posse de arma de fogo. No centro-oeste paulista, foram apreendidos documentos e três pessoas foram presas: duas em Ourinhos e uma em Santa Cruz do Rio Pardo.
De acordo com o delegado Edmar Rogério Dias Caparroz, a investigação começou há mais de um ano e, nesta quarta-feira (4), foi deflagrada uma etapa de campo e o homem suspeito de ser o principal articulador do esquema foi preso.
“Esse articulador cooptava clientes em todo o território nacional, direcionava esses caminhões para a cidade de Pacaembu porque lá existe um despachante que cuidava da documentação primeira, posteriormente direcionava para o estado do Paraná para vistoria no órgão do Inmetro", explica o delegado.
Segundo Caparroz, o suspeito também mantinha contato com oficinas mecânicas que faziam parte do esquema para introdução do quarto eixo nos caminhões e com agentes públicos que trabalham nos órgãos de trânsito.
As investigações apontam que somente um dos líderes da ORCRIM faturou mais de R$ 50 milhões de reais.

A legislação de trânsito proíbe essa modificação feita nos caminhões pela organização criminosa a fim de obter vantagem financeira, transportando uma carga maior e reduzindo o custo de frete. Segundo o delegado, a inserção do quarto eixo nos veículos pode gerar riscos viários.
“Estudos demonstram que essa modificação acarreta prejuízo na frenagem dos caminhões, possibilidade de tombamento e desgaste da pista asfáltica”, explica.
Durante a operação, foram apreendidos aparelhos celulares, computadores, documentos de veículos e parte dos caminhões adulterados. Com o principal articulador, a polícia informou que apreendeu uma lista com clientes e que, a partir disso, vai dar continuidade à investigação para identificar mais pessoas envolvidas no esquema.

Quadrilha adulterava caminhões para aumentar capacidade de carga — Foto: Polícia Civil/Divulgação
A legislação de trânsito proíbe tal modificação, principalmente em razão dos riscos viários gerados. Isto porque não há garantias da manutenção das condições de segurança do conjunto com o semirreboque modificado para 4 eixos, bem como não há garantias de que o patrimônio público (rodovias) não será danificado. Conforme Parecer Técnico do CONTRAN concluiu-se que em tal modificação existe também a possibilidade de acidentes.
Entretanto, durante a investigação restou demonstrado que tal alteração, apesar de ilegal, é realizada, sendo que os caminhões modificados passam por vistoria técnica em Instituição Técnica Licenciada acreditada no INMETRO, também envolvida na sofisticada engrenagem.
05 (cinco) funcionários públicos do Detran foram afastados de suas funções, à partir do deferimento judicial da representação de medida cautelar diversa proposta pela Autoridade Policial.





