O deputado estadual Fernando Cury (PPS) está sendo acusado ter assediado, em plena sessão da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), a deputada Isa Penna (Psol). Imagens mostram o homem abraçando a deputada por trás, na noite desta quarta-feira, 16, durante a discussão e votação do orçamento do Estado. (Confira o vídeo publicado pelo Poder 360)
(Vídeo reproduzido do Canal no You Tube Poder 360)
Em sua conta no Twitterr a deputada afirma que foi assediada:
Fui assediada publicamente pelo deputado Fernando Cury (PPS) em meio à votação do orçamento do Estado na ALESP, na noite de ontem (16), durante a 65ª Sessão Plenária Extraordinária da casa.
— Deputada Isa Penna (@IsaPennaPsol) December 17, 2020
Em discurso no plenário nesta quinta-feira (17), a deputada do PSOL afirmou que registrou boletim de ocorrência contra o parlamentar do Cidadania e que abriu uma representação contra ele no Conselho de Ética da Casa.
O deputado se defendeu e enviou uma nota ao site Poder 360 (clique aqui e confira nota). Ele alega que não houve “incitação ou conotação de tal cunho relacionado à violência contra a mulher“. O deputado também usou a tribuna da Alesp para se desculpar. Confira o vídeo abaixo postado pelo site Poder 360:
Em nota, a Alesp afirmou que o Conselho de Ética fará a avaliação do caso.
O Cidadania, partido de Cury, afirmou que analisa as imagens para tomar providências cabíveis e que não tolera assédio.
“Com relação ao episódio envolvendo o deputado estadual Fernando Cury, o Cidadania analisando as imagens, exige as devidas explicações do parlamentar e encaminha o caso ao nosso Conselho de Ética, para que ouvido o representado, sejam tomadas providências cabíveis e efetivas. A legenda não tolera qualquer forma de assédio e atuará fortemente para que medidas definitivas sejam adotadas. Temos uma história de luta em defesa dos direitos da mulher que nenhuma pessoa pode macular", diz a nota.
Assista ao pedido de desculpas de Cury, em sessão da Alesp (10min):





