A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta quinta-feira (4) 23 casos da variante brasileira do coronavírus na região centro-oeste paulista. A Prefeitura de Chavantes (19 km de Ourinhos) confirmou um caso. As informações são do site G1.
Em todo o estado de São Paulo, são 38 casos autóctones, ou seja, de pacientes que não viajaram ao Amazonas ou tiveram contato com pessoas do estado.
Segundo o governo do estado, foram confirmados 10 casos da cepa de Manaus (AM) em Jaú, quatro em Lençóis Paulista, três em Lins, três em Bauru, um em Pederneiras, um em Bocaina e um em Dois Córregos.
O caso de Chavantes seria de um médico da cidade que testou positivo para Covid-19 e havia a suspeita de que se tratasse da "variante de Manaus". O diagnóstico foi confirmado. Ainda de acordo com informações, o profissional já passou a fase de transmissão e voltou a trabalhar normalmente. O nome do médico não foi divulgado.
O prefeito Márcio Burguinha gravou um vídeo na noite desta quinta-feira, 4, onde falou sobre o problema:
Além dos casos no centro-oeste paulista, a Secretaria da Saúde de São Paulo informou que também já foram reportados um caso da variante brasileira do coronavírus na capital, 12 em Araraquara e dois em São José dos Campos.
Jaú foi a primeira cidade do centro-oeste paulista a confirmar casos da variante brasileira, no dia 13 de fevereiro. Depois de registrar três casos, a prefeitura endureceu as regras da fase vermelha da quarentena para conter o avanço do vírus.
Conhecida como P.1, a nova variante foi identificada primeiro em Manaus e é apontada como uma das causas do colapso do sistema de saúde da cidade no início deste ano, quando a capital do Amazonas sofreu uma falta de oxigênio nos hospitais devido à explosão de casos novos, com pacientes morrendo sufocados nos leitos.
De acordo com pesquisadores, a variante brasileira do coronavírus pode driblar o sistema imune de indivíduos já infectados pela Covid-19 e causar uma nova infecção. Além disso, pode ser até 2,2 vezes mais transmissível do que as outras variantes do vírus.