Ourinhos fará campanha de prevenção e diagnóstico de hepatites virais

A partir de segunda-feira, unidades de saúde, da COHAB, Vila Brasil, Vila São Luiz, Parque Minas Gerais, Jardim Itamaraty, Vila Margarida, Postão e COAS estarão fazendo o teste rápido para hepatite C das 08 às 17 horas.
Compartilhe:

 

A Secretaria Municipal da Saúde de Ourinhos realiza este mês, de 15 a 31, a Campanha Julho Amarelo, marcado pela Prevenção às Hepatites Virais. O objetivo é alertar a população e promover testes rápidos.

As Unidades de saúde, COHAB, Vila Brasil, Vila São Luiz, Parque Minas Gerais, Jardim Itamaraty, Vila Margarida, “Postão” e COAS estarão fazendo o teste rápido para hepatite C das 08 às 17 horas. O dia "D" será 13 de julho das 09 às 17 horas na Praça Melo Peixoto, onde será feito orientação de prevenção da doença e também será realizado o teste rápido.

A prefeitura informou ainda que o COAS por motivo de reforma, estará atendendo provisoriamente ao lado do Ambulatório de Especialidades no segundo andar, próximo da Secretaria de Saúde.

 

ALERTA

A Secretaria Municipal da Saúde reitera alerta das autoridades nacionais e internacionais da saúde. O número de novos casos no Brasil e vários países é crescente. Para prevenção, uma das apostas é o teste, já que a pessoa sem informação sobre sua positividade pode permanecer transmitindo em relações sexuais desprotegidas.

Os testes rápidos têm função de triagem. Em caso de resultado positivo é necessária a realização de exame laboratorial.

 

ENTENDA A DOENÇA

 

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem.

As hepatites causam a inflamação do fígado por ação viral, devido ao uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. Doenças autoimunes, metabólicas e genéticas também podem ser causa da doença. A transmissão varia de acordo com o vírus, podendo ocorrer por contato sexual, exposição vertical (mãe/filho), contato com objetos contaminados, fecal/oral e acidentes biológicos em geral.

 

AGRAVAMENTO

Há o risco de a doença evoluir (tornar-se crônica) e causar danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isto quer dizer que, após uma hepatite A ou E, a pessoa pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo.

Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas, quanto crônicas de infecção, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.

As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. Esse registro é importante para mapear os casos de hepatites e ajuda a traçar diretrizes de políticas públicas no setor.