Demorou, mas o prefeito de Ourinhos Lucas Pocay (PSD), publicou na noite desta sexta-feira, 12, no Diário Oficial do Município, o Decreto nº 7.382, que estabelece medidas de contingenciamento, de caráter temporário, em continuação à prevenção de contágio pela Covid-19. O novo decreto endurece ainda mais a quarentena na cidade, afim que reduzir o contágio do vírus, que já matou até a última divulgação 122 pessoas na cidade. Entre as principais alterações é a retirada do sistema “Take Away”, que permitia o cliente buscar a mercadoria na porta do estabelecimento a pé. Agora só estão permitidos os sistemas delivery e drive-thru em serviços considerados não essenciais. Os horários de funcionamento dos estabelcimentos foram mantidos.
RELEMBRE O DECRETO DO GOVERNADOR
O prefeito ainda determinou a proibição de celebrações religiosas presenciais. Com isso as igrejas só poderão ficar abertas e receber fieis para orações, mas não para missas e cultos, que poderão ser realizadas e transmitidas on-line.
Já academias e salões de beleza não sofreram mudanças com relação ao último decreto, mantendo atendimento presencial.
Educação
Foram adiadas, mais uma vez, até o dia 5 abril, as aulas presenciais na rede municipal de ensino, podendo ainda ocorrer novo adiamento do retorno às aulas, conforme reclassificação de fase da região.
Já as redes estadual e privada deverão atender as determinações do plano SP, ou seja, as escolas estaduais entrarão em recesso até o dia 28 de março e a rede particular têm autonomia para definir se irão parar ou não suas atividades, podendo manter atendimento presencial de até 35% de sua capacidade.
Confira abaixo o decreto na íntegra: