UPA de Ourinhos muda administração em meio à pandemia e funcionários temem por caos na unidade

Óbitos por Covid são registrados na UPA de Ourinhos.
Compartilhe:

A UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento de Ourinhos) está sob nova direção. Com o fim do contrato com a OS (Organização Social) “Pro-Vida”, assumiu a OS INCS (Instituto Nacional de Ciências da Saúde), vencedora do chamamento público, com o menor valor, que será pago, quase R$14 milhões (R$13.989.932,85) pela  Prefeitura, e com a transição surgiram alguns problemas, como por exemplo, a renovação dos funcionários. Muitos, entre enfermeiros e auxiliares de enfermagem, pessoal da copa e limpeza receberam na manhã desta segunda-feira, 29, a informação que não vão continuar atuando na unidade. “Está simplesmente um caos. Até chá e pão eu “tive” que ajudar a servir. O pessoal da limpeza e copa foram todos mandados embora. Simplesmente mudou todo mundo, “uns” técnicos novos. Não sei o que vai acontecer”, falou uma funcionária ao Passando a Régua.

“Como vai ser agora? Com pacientes todos intubados, paciente em estado grave. Novos funcionários para pegar o ritmo de trabalho. Como que a empresa não pensou nisso?”

Com pouca divulgação, a INCS chegou a lançar na internet um processo seletivo, que até foi noticiado pelo Passando a Régua, na última quinta-feira, 25, e alguns funcionários estão sendo contratados através desse processo, porém, de acordo com os funcionários não foi bem organizado e quem pode se prejudicar é população.

“Ontem a UPA estava com 4 paciente intubados .... Veio respirador da Santa Casa emprestados. E ontem fizemos mutirão dos caras para ajudar tipo fomos sem ganhar nada só para ajudar questão paciente e hoje eles dispensam”, contou um dos funcionários.

O Passando a Régua procurou a INCS, mas até fechamento desta matéria não obteve nenhuma resposta sobre o assunto. Também procuramos a Prefeitura de Ourinhos, que também não nos passou nenhuma resposta.

Procurado, o Sindicato que representa dos trabalhadores da saúde em Ourinhos nos informou que já estava em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e a OS para chegar a uma solução par os trabalhadores, que ainda não tiveram também suas verbas rescisórias pagas pela antiga administradora Pró-Vida.

Óbitos

A UPA 24h está sendo a porta de entrada para todos os pacientes que estão com casos de Covid-19 na região. O Passando a Régua recebeu informações que, devido à falta de leitos de UTI em hospitais da região, a Santa Casa de Ourinhos emprestou quatro respiradores à UPA, que está realizando a intubação emergencial de pacientes, que aguardam uma vaga em um hospital de referência e, pelo menos, três pacientes com Covid-19 morreram na UPA aguardando a transferência. Os casos não foram divulgados pela Prefeitura de Ourinhos.

Reclamação do mal atendimento