A Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpre hoje (22) oito mandados de busca e apreensão contra suspeitos de fraudes em oferta de vacina contra a covid-19. A empresa e seus representantes são investigados por venderem lotes de imunizante Oxford/AstraZeneca a prefeituras sem garantir a entrega do produto.
Segundo a Polícia Civil, a empresa oferecia cada dose por US$ 7,90 para municípios. No entanto, como as vacinas de AstraZeneca estão todas destinadas a consórcios internacionais e a governos de países, não há doses remanescentes para serem comercializadas com empresas ou mesmo com estados e municípios.
Entre os municípios que receberam oferta da empresa, sediada em Recife, estão Duque de Caxias e Barra do Piraí, no Rio, e Porto Velho. A capital rondoniense, por exemplo, já teria, segundo a Polícia Civil, feito o pagamento, mas ainda não recebeu as doses.
A operação está sendo feita em parceria com a Polícia Civil de Pernambuco e a Polícia Rodoviária Federal.
UMMES
Coincidentemente a UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana) recebeu uma oferta e estaria com contrato pré-estabelecido com uma empresa árabe HiLAL GRUP, para o fornecimento de 500 mil doses de vacinas da AstraZeneca, ao valor de US$9,75. Uma reunião com os prefeitos de 14 municípios que compõe a UMMES acontece neste momento no Teatro Municipal de Ourinhos. A nossa reportagem está no local e trará mais informações.
.jpeg)
Prefeitos da UMMES reunidos nesta manhã em Ourinhos (Foto: Gera Laperuta)
Fonte: Agência Brasil
.jpeg)
Pré contrato de intenção. Valor milionário.
Empresa seria de Construção Civil
De acordo com o site Achei Santa Cruz, em rápida pesquisa na internet, com base na carta de confirmação apresentada pela UMMES, constata-se que o tal "Hilal Grup" se trata de uma empresa de construção civil, com sede em Istambul na Turquia, sem aparentemente possuir qualquer vínculo com importação de medicamentos.
"A nossa empresa foi fundada em 1971 e possui 47 anos de confiança e experiência no setor. Com a nossa equipa de projeto, cada m2 é utilizado da forma mais eficaz nos projetos, e depois as obras são concluídas com máquinas e equipamentos de última tecnologia e da mais alta qualidade", diz texto disponível no site da empresa.
Em seu perfil no Instagram, diversas fotos de obras feitas pela empresa são apresentadas. "Arquitetura, Construção e restauração", consta na "Bio" da rede social.






