Os vereadores de Ourinhos instauraram, na noite desta segunda-feira, 31, na Câmara Municipal, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das ‘Fake News’, afim de investigar e coibir a disseminação de notícias falsas contra membros do Poder Legislativo, chefe do Executivo e servidores públicos municipais.
Durante a sessão não foi explicado qual foi a real motivação para a criação da CPI, porém na apresentação do requerimento foi destacado que o alvo das investigações deverão ser perfis falsos nas redes sociais, que estariam simulando diálogos inexistentes, afim de macular a honra dos políticos e também reportagens e matérias de conteúdo invertido, com intuito de manipular a opinião pública contra os agentes políticos e servidores municipais.
Após o sorteio dos membros, ficou definido da seguinte forma a composição da CPI:
- Alexandre Zóio (Republicanos) – Presidente
- Raquel Spada (PSD) – Relatora
- Enfermeiro Alexandre (PSD)
- Guilherme Gonçalves (PODE)
- Carlinhos do Sindicato (MDB)
- Borjão (PSD)
- Gil Carvalho (PL)
CPMI das Fakes News em Brasília
No Congresso Nacional foi criada uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News para investigar a existência de uma rede de produção e propagação de notícias falsas e o assédio virtual nas redes sociais.
A motivação pela criação da CPMI foi a suspeita de uso de notícias falsas e de desinformação, além de assédio e a incitação a outras práticas criminosas na internet, durante as eleições de 2018.
Confira o vídeo da Sessão abaixo: