O nível do Rio Pardo caiu consideravelmente nas últimas semanas e preocupa o setor de captação de água da SAE (Superintendência de Água e Esgoto) de Ourinhos. Na manhã de quinta-feira (12) o medidor localizado na Estação de Tratamento marcava 2,20 metros. Se o rio ficar abaixo de 1 metro a captação de água precisa ser interrompida para evitar queima de equipamentos. Operações paralisadas comprometem o abastecimento em toda a cidade. A SAE pede à população que use água de forma consciente.
CONSUMO
Consumo elevado, desperdício, ausência de caixas d’água, vazamentos e furtos com adulteração de hidrômetros, são apontados como os principais fatores que ocasionam a perda de água na cidade. Ourinhos possui recursos hídricos disponíveis para captação e investimentos para suprir a demanda futura são feitos constantemente. No entanto, o uso consciente da água ainda é um problema cultural e de difícil solução.
Em média, cada brasileiro consome 200 litros de água por dia para suprir suas necessidades. É uma quantidade elevada, maior que a recomendada pela ONU, de 110 litros per capta. Os dados estão disponíveis nos sites da Agência Nacional de Águas e da organização não governamental WWF-Brasil.
Com informações da Assessoria da SAE

Foto: Divulgação





