Novo levantamento divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde mostra que a região centro-oeste paulista tem ao menos 41 casos confirmados da variante delta do coronavírus. Mais próximo de Ourinhos, que tem um caso confirmado, temos Ibirarema, com 8 casos e Salto Grande, com um também. Ao todo, são 764 casos da variante delta registrados no estado de SP.
Além dos registros em Ourinhos (1), Ibirarema (8) e Salto Grande (1), outras cidades que também tem confirmação da variante, segundo o estado, são:
Assis - 1
Bauru - 3
Botucatu- 14
Igaraçu do Tietê - 2
Marília - 3
Mineiros do Tietê - 1
Jaú- 6
Pederneiras - 1
Mais transmissível
Estudos recentes vêm apontando que essa nova versão do coronavírus é muito mais transmissível, mas um relatório interno vazado do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), órgão ligado ao Departamento de Saúde dos EUA, chegou a novas constatações que preocupam as autoridades de saúde em todo o mundo.
O documento mostrou que a delta se espalha muito mais rápido, tem maior probabilidade de infectar vacinados e pode desencadear doenças mais graves nos não vacinados em comparação com todas as outras variantes de coronavírus conhecidas.
Com informações do site G1