Uma ocorrência de tráfico de drogas, na noite desta segunda-feira, 13, em Chavantes (19 km de Ourinhos), terminou com a morte de um jovem de 25 anos e dois policiais militares baleados, em Ourinhos. Lucas Castanhari dos Santos ficou com 9 perfurações em seu corpo e morreu em um pântano, aos fundos do Hospital da Unimed, às margens da Avenida Luiz Saldanha Rodrigues, no bairro Nova Ourinhos, em Ourinhos. Já os policiais militares de Chavantes, Pinheiro de 39 anos e Feliciano de 30 anos foram baleados e permanecem internados no hospital da Unimed de Ourinhos em recuperação.
De acordo com o registro policial, Lucas foi preso, acusado de tráfico de drogas, por volta das 21h50, na Rua Azarias Bueno, no centro de Chavantes. Trazido à CPJ de Ourinhos, o jovem conseguiu abrir a algema e, quando os policiais estavam o retirando da viatura, por volta das 22h30, ele escapou, correndo em direção ao hospital da Unimed, que fica a poucos metros da CPJ de Ourinhos.
Um policial militar de folga, que atua em Itu (SP), que passava pela avenida, em seu veículo particular, viu Lucas correndo e foi ao seu encalço, para ajudar os outros policiais que corriam em direção ao jovem. Chegando aos fundos do hospital da Unimed, em uma área pantanosa, o jovem teria entrado em luta corporal e tomado um revólver de um dos PMs, alvejando o braço, a perna e até o peito de um deles, que foi salvo pelo colete “à prova de balas”. Diante da situação, um dos policiais disparou contra Lucas, que morreu no local.
A Polícia Civil foi até o pântano da Unimed e encontrou o jovem já sem vida, com a arma do policial Feliciano em cima do seu corpo, uma Glock, municiada com 7 cápsulas intactas no carregador e uma cápsula na agulha. Lucas estava com uma algema presa ao seu punho da mão esquerda e com nove perfurações a bala.
Foram apreendidas ainda uma pistola calibre 40, pertencente ao PM Pinheiro, com 15 cápsulas intactas e uma pistola calibre 9mm, que pertencia ao policial militar de folga, o PM Lucas Freire de 29 anos, com 7 cápsulas. As armas serão periciadas.
As investigações da ocorrência serão feitas pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais de Ourinhos). O delegado João Beffa, titular da DIG de Ourinhos, estava de plantão e acompanhou a ocorrência e já começou os trabalhos de investigação. Por enquanto não foi possível ouvir os policiais militares de Chavantes, que ficaram feridos e estão internados. Só foi ouvido o policial Freire, que estava de folga e apoiou os outros policiais e não se feriu. Freire teria sido o autor dos disparos fatais contra Lucas Castanhari.
O corpo de Lucas Castanhari, que é natural de Ipaussu, mas morava em Chavantes, foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal de Ourinhos) e passaria por exame necroscópico. O jovem já tinha passagem criminal e foi detido com 32 pedras de crack. Ele deverá ser sepultado em Ipaussu.
Lucas Castanhari dos Santos (Foto: Arquivo Pessoal)
A Polícia Militar informou:
“Um indivíduo preso, estava no aguardo da apreciação do Delegado plantonista, momento que o indivíduo investiu contra os Policiais com uso de força física e conseguiu subtrair a arma de fogo do Cb PM Feliciano. O indivíduo de posse da arma de fogo conseguiu se desvencilhar dos policias e saiu em desabalada carreira pela via, sendo acompanhado. Em dado momento o indivíduo efetuou disparos com a arma de fogo em direção dos policiais que foram alvejados e feridos. O Cb Feliciano foi alvejado na região da perna, abdômen e quadril e o Cb Pinheiro na perna. No momento do entrevero, passava na via um Policial Militar de folga, que visualizou toda ação, desembarcou e de posse de sua arma de fogo particular, 01 (uma) pistola 9 mm, alvejou o indivíduo com 6 tiros, que evoluiu a óbito no local. Os Policiais Militares foram socorridos ao Hospital da Unimed e estão conscientes em atendimento médico.”