O Ministério Público, através da Promotoria de Justiça de Piraju (SP), informou que acompanha o surto de coronavírus registrado em um abrigo de idosos em Sarutaiá (76 km de Ourinhos). Segundo o Departamento de Saúde do município, a unidade teve oito mortes pela doença e mais de 40 casos positivos entre os internos. As informações são do site G1.
Segundo o MP, no último dia 15, a direção da Unidade do Reviver encaminhou um e-mail à Promotoria solicitando a transferência dos idosos para uma unidade recém-inaugurada da instituição, na cidade de São Paulo.
Por causa disso, o Ministério Público informou que manteve contato direto com a direção da unidade para verificar a regularidade e a forma como os idosos seriam transferidos.
Contudo, alegou que a transferência ainda não foi realizada e que o MP aguarda a unidade encaminhar a lista dos idosos que serão transferidos para fazer a operação.
Disse ainda que "todas as medidas necessárias para isolamento e contenção das transmissões foram e estão sendo tomadas para evitar novas contaminações".
A prefeitura de Sarutaiá informou que não foi notificada sobre uma possível transferência dos idosos do abrigo.
Atualmente, o município informou que há 43 idosos diagnosticados com coronavírus, além de oito funcionários. De acordo com a prefeitura, uma idosa de 60 anos foi internada com a doença na sexta-feira (18), mas teve alta neste domingo (2) e está sendo assistida pelo instituto. Apenas sete idosos do abrigo testaram negativo para a doença.
De acordo com o Departamento da Saúde, todos os idosos e funcionários receberam, entre fevereiro e maio, as duas doses da vacina contra o coronavírus, sendo que alguns tomaram CoronaVac e outros, AstraZeneca.
Na última quinta-feira (17), a Vigilância Sanitária de Botucatu, Avaré e Sarutaiá fiscalizaram o abrigo e não foram constatadas irregularidades no local. Segundo a prefeitura, todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 estão sendo tomados pela direção da unidade.
Ainda conforme o município, não há como precisar como surgiu a contaminação, pois além dos funcionários que trabalham no local, há também idosos que viajavam para atendimento em outras cidades.
Mortes no abrigo
- terça-feira (8): homem de 89 anos;
- segunda-feira (14): homem de 79 anos;
- terça-feira (15): mulher de 101 anos;
- quarta-feira (16): três homens, com idades de 82, 89 e 98 anos;
- sexta-feira (18): homem de 71 anos e mulher de 96 anos.





