ACE: atividade comercial melhora 9,9% em maio

“Tendência era só melhorar”, afirmou Robson Martuchi, presidente da ACE, na expectativa do decreto municipal que obrigará o fechamento das lojas ou não.
Compartilhe:

 

Nesta segunda-feira, 22, o empresariado ourinhense aguarda com ansiedade qual será a posição da Prefeitura de Ourinhos em relação ao decreto estadual que rebaixou o município para a faixa vermelha, aquela que exige maiores restrições, principalmente o fechamento dos estabelecimentos comerciais. A expectativa coincide com a divulgação de pesquisas da Boa Vista SCPC que indicaram crescimento do comércio de 9,9% em maio. “Já sabemos que junho teve um primeira quinzena boa, alavancada pelo Dia dos Namorados, tendência era só melhorar”, avaliou Robson Martuchi, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE).

O percentual só não é melhor quando comparado ao mesmo mês de 2019. Na comparação, o varejo brasileiro registrou queda de 18,4%. “Será necessário mais tempo para o comércio recuperar suas médias normais, mas o que importa agora é engatarmos essa sequência de crescimento mês a mês”, pondera Martuchi.

Após o indicador registrar queda acentuada em abril, o resultado de maio recupera parte dessa perda e interrompe uma sequência de três quedas consecutivas, refletindo essa reação do varejo no último mês com as medidas de estímulo aos empresários e consumidores no combate à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Não é só o fechamento ou limitação da atividade comercial que interfere nos indicadores. A redução de renda e emprego da população que vem se verificando nesse período também está colaborando para o quadro negativo. “Espera-se que o movimento do comércio siga bastante fragilizado ao longo de 2020, por isso todos os esforços em favor da atividade comercial será bem vinda”. A avaliação da ACE é que melhores resultados dependerão da flexibilização das medidas de isolamento e do desempenho dos principais setores da atividade.