Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, permanece fechado por tempo indeterminado devido a alagamentos

Compartilhe:
 O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, encontra-se fechado por tempo indeterminado desde a última sexta-feira (3), com todas as operações suspensas. A medida foi tomada devido aos alagamentos provocados pelo aumento do nível do Rio Guaíba, que superou os 5 metros e transbordou, inundando áreas importantes do aeroporto, como áreas de espera, circulação de passageiros e até mesmo áreas de pouso de aviões.

A Fraport, empresa responsável pela administração do aeroporto, emitiu um "Notice to Airman" (Notam) colocando o dia 30 deste mês como data final da suspensão das operações. No entanto, ressalta-se que não há previsão concreta de retomada das operações aeroportuárias. Imagens disponibilizadas pela Fraport ilustram os alagamentos que justificaram a suspensão das atividades.


Aeroporto Porto Alegre — Foto: Fraport

O fechamento do Aeroporto Salgado Filho impacta diretamente os voos com origem e/ou destino para a capital gaúcha, que foram cancelados. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) orienta que os passageiros afetados entrem em contato diretamente com as companhias aéreas para remarcação ou reembolso dos bilhetes.

Além disso, a Abear informa que os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas adversas no estado.

O Rio Grande do Sul enfrenta fortes temporais desde 29 de abril, que já deixaram mais de 80 mortos e um grande número de desabrigados e desalojados em diversas cidades. A Defesa Civil do estado continua monitorando a situação, com 111 pessoas desaparecidas e 276 feridas até o momento.


Aeroporto Porto Alegre — Foto: Fraport



Aeroporto Porto Alegre — Foto: Fraport