Alerta: Golpe de clonagem de WhatsApp atinge moradores e instituições em Ourinhos

Compartilhe:
Na manhã desta sexta-feira (3), diversos moradores de Ourinhos (SP) relataram ter caído em um golpe que resultou no sequestro de contas do WhatsApp. Os criminosos utilizam números aparentemente conhecidos para enviar mensagens contendo um arquivo suspeito, acompanhado do aviso:
“Visualização permitida somente em computadores. Caso esteja utilizando o navegador Chrome, poderá ser solicitado para 'Manter' o arquivo, por se tratar de um arquivo zipado.”

Ao abrir o arquivo, a vítima tem o celular comprometido e o WhatsApp clonado, permitindo que os golpistas enviem novas mensagens para os contatos cadastrados, ampliando o golpe.

Entre os atingidos está o AME de Ourinhos (Ambulatório Médico de Especialidades), que confirmou ter tido seu número oficial hackeado. A instituição informou que criminosos estão utilizando o contato para enviar mensagens a pacientes e fez um alerta:
“O número de WhatsApp do AME Ourinhos foi hackeado e está enviando mensagens fraudulentas. Orientamos que não abram o arquivo, apaguem a mensagem imediatamente e não cliquem em nenhum link.”



As autoridades reforçam que, em casos de clonagem, a vítima deve registrar boletim de ocorrência e informar seus contatos para evitar que outras pessoas sejam enganadas.



Recomendação: nunca abrir links ou arquivos suspeitos recebidos por WhatsApp, mesmo que venham de números conhecidos. Em caso de dúvida, confirme diretamente com o remetente por ligação ou outro canal seguro.