Alexandre Frota perde mandato de vereador em Cotia após condenação

Compartilhe:
A carreira política de Alexandre Frota em Cotia praticante chegou ao fim. O ex-deputado federal teve seu mandato de vereador cassado na última sexta-feira (3) pela Câmara Municipal da cidade, após uma condenação por calúnia e difamação. A decisão está relacionada a um processo movido por Jean Wyllys em 2023, que culminou em uma sentença criminal definitiva contra Frota.

A cassação foi oficializada pelo presidente da Câmara, vereador Osmar Danilo da Silva (Republicanos), que citou a Constituição Federal e a Lei Orgânica do município como fundamentos legais para a ação. "Em razão da condenação criminal por crime doloso, com sentença definitiva e irrecorrível", declarou o documento assinado por ele, que também reforçou a competência da presidência em "declarar a perda do mandato do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores".

Em resposta à decisão, Alexandre Frota usou as redes sociais para se manifestar. Em um vídeo, ele lamentou a perda do mandato, classificando o episódio como uma "guerra". "É óbvio que eu não fiquei feliz, fiquei triste porque eu vinha exercendo um trabalho profissional bacana de muita entrega, de muito amor a esta cidade", disse.

Frota ainda afirmou que já havia tentativas de silenciá-lo e que, apesar da cassação, continuará ativo na política. "Engana-se quem vai me calar. Eu continuo sendo esse cara, eu continuo dedicado à cidade, vou continuar ajudando as pessoas agora livre", completou o ex-parlamentar, sinalizando que a perda do cargo não o afastará de sua atuação pública.