Entre os quinze projetos finalistas do Falling Walls Lab Brazil 2023, dois são da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Ourinhos. A final brasileira acontece nesta terça-feira, 12, em São Paulo, ocasião em que cada equipe terá três minutos para expor oralmente a sua ideia.
“A Falling Walls Lab é uma competição organizada no país pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH) e premia pesquisas, iniciativas sociais e planos de negócio inovadores que sejam uma solução criativa para derrubar muros na ciência e na tecnologia”, conta o professor Robson Parmezan Bonidia, orientador das duas equipes.
No evento serão apontados pelo júri os três melhores projetos, mas apenas o primeiro lugar irá para Berlim, em novembro, disputar a final global, com tudo pago pela organização.
Contra as fake news e pela detecção precoce do Alzheimer
O projeto “Breaking the Wall of Fake News”, desenvolvido pelos estudantes do curso de Ciências de Dados da Fatec Ourinhos, Gustavo Grandisolli Zwicker e Denis Tavares da Silva, identifica e controla a propagação de notícias falsas, capacitando pessoas a distinguir fontes confiáveis de informação.
Do mesmo curso, os estudantes Wesley Rodrigo de Souza e Matheus Marcondes de Agostini apresentam o “Breaking the Wall of Alzheimer’s Detection”, destinado à detecção precoce do Alzheimer pelo uso da inteligência artificial e de testes de voz capazes de identificar a doença.
Haverá também uma premiação para o projeto mais votado pelo público, que poderá assistir ao evento presencialmente ou por pelo canal do Youtube da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A organização custeia a vinda das equipes para a capital paulista, mas Bonidia prefere trazer os alunos de carro. “Assim teremos tempo de ensaiar a explanação”, conta o professor.
As informações são da Assessoria do Centro Paula Souza
(1).jpg)
Da esq. para a dir., Matheus, Wesley, Denis e Gustavo: na disputa por uma vaga na final global do prêmio alemão (Foto: Divulgaçao)
Todo o conteúdo publicado no site, incluindo textos, fotografias, vídeos, artes, logotipos e demais materiais jornalísticos, é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/98).
É expressamente proibida a reprodução, cópia, distribuição, retransmissão ou utilização total ou parcial de qualquer conteúdo deste portal sem autorização prévia e formal do site Passando a Régua.
A utilização indevida de material protegido poderá resultar em responsabilização civil e criminal, conforme previsto na legislação brasileira.
O compartilhamento de links das matérias é permitido, desde que preservada a autoria e a integridade do conteúdo.




