Neste sábado, 9, alunos do Colégio Bagozzi de Ourinhos foram premiados no 17º Concurso de Poesias de Ourinhos, realizado no Instituto OSNB. As estudantes Eloisa Gimenez da Silva e Julia Petermann Ferreira, ambas do 6º ano, conquistaram o 2º e 3º lugares, respectivamente, na categoria mirim. Além delas, os alunos Arthur de Paula Borges Paladino e Guilherme Ferraz Peia também participaram e receberam diplomas de participação. A professora Patrícia Ramalho, que orientou e incentivou os alunos, foi lembrada pelo apoio aos jovens poetas.
Com a poesia "Meu Quarto", Eloisa, sob o pseudônimo de "Arco-Íris", trouxe à tona uma reflexão sobre a busca por paz em meio ao caos, recebendo o segundo lugar.

Professora Patrícia Ramalho e Eloisa, a 2ª colocada (Foto: Reprodução)
Com a poesia "Meu Quarto", Eloisa, sob o pseudônimo de "Arco-Íris", trouxe à tona uma reflexão sobre a busca por paz em meio ao caos, recebendo o segundo lugar.

Professora Patrícia Ramalho e Eloisa, a 2ª colocada (Foto: Reprodução)
AQUI NO MEU QUARTO
Aqui no meu quarto
É onde eu me acalmo
Enquanto o mundo está derrotado
É onde eu faço o meu abstrato
quanto sofro por leveza
Outros por braveza.
E assim, vou viver
Para ter, aprender…
Minha existência,
Haja paciência!
Pseudônimo: ARCO-ÍRIS
Julia, com o poema "O Universo", escrito sob o pseudônimo "Galáxi", destacou a dualidade entre a busca pelo “ter” e a importância do “ser” na vida. Ambas as poesias encantaram a plateia e o júri, que valorizou a profundidade dos textos.

Professora Patrícia Ramalho e Júlia, a 3ª colocada (Foto: Reprodução)

Professora Patrícia Ramalho e Júlia, a 3ª colocada (Foto: Reprodução)
O UNIVERSO
Em um mundo de incompetência
Pode existir a independência
Em um universo de ironia
Existe uma simples harmonia
Num país com razão
Todos têm um coração
Um estado com riqueza
Também tem sua pureza
Em cidades que tanto querem TER
Sempre deve haver o essencial SER
Em uma comunidade de seriedade
Comece a ter sua felicidade
Toda pessoa com dor
No fundo tem seu amor!
Pseudônimo: GALÁXI

Arthur, Júlia, Patrícia, Eloísa e Guilherme
A cerimônia de premiação foi marcada por apresentações artísticas e homenagens. Erick Andrade interpretou sucessos do rock e MPB, e o evento foi conduzido pelo apresentador Fernando Camacho. As professoras Leila Fernandes Garcia, Eliane Palestino Makino e Patrícia Ramalho participaram da entrega dos troféus e menções honrosas aos finalistas das categorias mirim e jovem. A autora Isabela Martins Castaldin recebeu um certificado especial e terá sua poesia publicada na Antologia Poética, que será lançada em fevereiro de 2025.
A poeta e editora Dani Theodoro, representando a autora homenageada Maria Luiza Ferrari Simões, destacou a relevância da literatura e incentivou a continuidade do evento para fortalecer a cultura literária regional. Tereza Luz e Claudia Canto também foram lembradas pelo apoio à literatura local.
Além das categorias mirim e jovem, o concurso também premiou poetas adultos. Ricardo França de Gusmão, de Fortaleza (CE), conquistou o 1º lugar na categoria adulto, seguido por Débora Kelyn Andreatto Oliveira, de Ourinhos (SP), em 2º, e Ronaldo Dória dos Santos Junior, de Sepetiba (RJ), em 3º. Menções honrosas foram concedidas a André Francisco Gil (São Paulo - SP), Dora Oliveira (Ipatinga - MG) e Elvira Glória Drummond Miranda (Fortaleza - CE).
Na categoria jovem, Tiago da Silva Correia, de Ananindeua (PA), conquistou o 1º lugar, seguido por Camila Bueno de Oliveira (Ourinhos - SP) em 2º e Carolina Bambirra Mateus (Belo Horizonte - MG) em 3º. Foram homenageados com menções honrosas Rafael Giovani Forcella Ziglio, Aline Leão Diniz, Guilherme Belinelo de Oliveira e Karen Souza.
Na categoria mirim, Maria Eduarda Pires Ribeiro, de Ourinhos (SP), foi premiada com o 1º lugar, enquanto Eloisa Gimenez da Silva e Julia Petermann Ferreira, ambas de Ourinhos, ficaram em 2º e 3º lugares. Menções honrosas foram entregues a Samuel de Melo Luscenti, Arthur de Paula Borges Paladino, Guilherme Ferraz Peia e Miguel Spiller Massoni.
Todos os textos dos finalistas serão publicados no jornal Arte Ourinhos. O evento, realizado com apoio de diversas entidades, como o Instituto OSNB, Tecnogás e a imprensa local, reforça a importância da poesia como expressão cultural e incentivo ao desenvolvimento literário da juventude.





