Em sua página no Facebook, o prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD), laçou uma pesquisa para saber a opinião dos munícipes sobre a restrição imposta pelo Decreto do Governo do Estado, que determinou o fechamento do comércio para conter a Covid-19. Na pesquisa que é possível acessar através do link (clique aqui), o prefeito faz três perguntas:
Qual sua opinião?
1- Defende a abertura do comércio, podendo colocar em risco a saúde das pessoas
2- Defende que mantenha a restrição, como fechamento do comércio, podendo criar problemas econômicos para as famílias
3- Defende abrir o comércio com limitações e mais controles de fiscalização e critérios para a abertura, buscando um meio termo.
Comércio de Ourinhos pode voltar a funcionar no sistema “drive-thru"
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE) e representante regional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Robson Martuchi, enviou nesta quinta-feira (26) uma carta ao prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay, solicitando medidas para reduzir o impacto econômico gerado a partir do isolamento social que se faz necessário diante da pandemia do COVID-19.
"A ACE Ourinhos apoia as medidas de restrição em curso, pois sabemos da importância delas para a preservação da vida e da saúde da nossa população. Contudo, queremos também propor algumas medidas que minimizem o impacto econômico sobre os negócios do município, a fim de que empresários e comerciantes consigam sobreviver em meio a esses desafios", comentou Robson.
Dentre as medidas propostas ao prefeito estão:
- Autorizar o funcionamento do comércio em geral através do formato de drive-thru, possibilitando aos estabelecimentos entregarem suas mercadorias aos clientes em suas portas ou locais de carga e descarga, a partir de 30 de março de 2020;
- A nova normativa deve prever distanciamento mínimo de um metro por pessoa em eventuais filas externas; os padrões de higiene deverão ser mantidos, sendo vedado o acesso ao interior dos estabelecimentos comerciais, exceto nos que são considerados essenciais.
De acordo com Robson, as restrições vigentes vedam por completo a abertura do comércio. As medidas propostas ao prefeito de Ourinhos visam garantir o fomento mínimo da economia no comércio local. "O que buscamos com a nova norma é a sobrevivência econômica dos pequenos e médios empresários, sem incorrer em descumprimento às novas leis", disse ele.
O documento enviado à Prefeitura também reforça a necessidade de orientar os clientes, através de recomendação legal, que devem sair às compras apenas em caso de necessidade, e que os idosos, gestantes, crianças e demais pessoas do grupo de risco devem permanecer em suas casas.