Após reclamações por infestação de pernilongos, Ourinhos Saneamento promete remoção total de aguapés nas lagoas de esgoto

Compartilhe:
Diante de uma série de reclamações de moradores e vídeos divulgados nas redes sociais denunciando uma infestação de pernilongos em Ourinhos (SP), a concessionária Ourinhos Saneamento, responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, emitiu uma nota oficial nesta terça-feira (1º) abordando a situação das lagoas de tratamento de esgoto nos rios Paranapanema e Pardo.

Os transtornos causados pelos pernilongos estão sendo associados à grande quantidade de macrófitas — plantas aquáticas flutuantes, conhecidas como aguapés — que se acumulam nas lagoas de tratamento.

Remoção em duas frentes e biocidas em aplicação
A empresa informou que iniciou a remoção emergencial das plantas com equipe própria e que contratou uma empresa especializada para a retirada total dos aguapés das duas estações de tratamento até o final deste mês. A ação tem o objetivo de reduzir a proliferação de insetos, mesmo com autorização da CETESB para manter até 30% das plantas nas lagoas, já que elas também ajudam no tratamento do esgoto.

Ainda segundo a nota, a aplicação de biocidas (produtos químicos que combatem larvas e insetos) segue sendo feita da mesma forma como era realizada pela antiga Superintendência de Água e Esgoto (SAE). A empresa também afirmou que a Vigilância Epidemiológica Municipal foi acionada e coletou amostras das larvas encontradas, descartando a presença do mosquito transmissor da dengue.

Ações futuras e promessa de solução definitiva
A Ourinhos Saneamento ressaltou que estuda a aplicação de um novo biocida mais eficiente, inclusive com aplicação por drones, para melhorar o controle de insetos nas lagoas.

Contudo, a concessionária reforçou que essas medidas são paliativas, já que o método de lagoas de tratamento é considerado ultrapassado. A empresa afirma que já iniciou os estudos para a construção de uma nova e moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que deverá representar a solução definitiva para o problema.

A população de Ourinhos aguarda a efetividade das ações prometidas, enquanto convive com os incômodos gerados pela infestação — especialmente em bairros próximos às lagoas, como o Jardim das Paineiras, Parque Minas Gerais e região da Vila Brasil.

 
Nota da Ourinhos Saneamento sobre as lagoas de tratamento de esgoto e remoção das macrófitas
(01/07/2025)

 
A Ourinhos Saneamento informa que está trabalhando em duas frentes para a remoção das macrófitas (plantas aquáticas flutuantes, conhecidas como aguapés) das lagoas de tratamento de esgoto dos rios Paranapanema e Pardo. Os trabalhos foram iniciados por equipe própria, em medida de emergência, e, em paralelo, foi contratada uma empresa especializada que vai remover todas as macrófitas das duas estações de tratamento de esgoto até o final deste mês.

É importante ressaltar que desde que assumiu as operações, em novembro último, a Ourinhos Saneamento mantém a aplicação do biocida da mesma forma que era feita pela antiga Superintendência de Água e Esgoto (SAE). Também contactou a Vigilância Epidemiológica do município que fez a coleta de larvas no local e constatou que não se trata do mosquito transmissor da dengue.

Mesmo ciente da contribuição dos aguapés para o tratamento do esgoto – e a com autorização da CETESB para manter até 30% das macrófitas - a Ourinhos Saneamento optou por removê-las totalmente das duas lagoas. As ações executadas seguem alinhamento com a Vigilância Epidemiológica e orientações da Cetesb, ao mesmo tempo em que é mantida a aplicação de biocida nas duas lagoas. Também está sendo estudada a aplicação de um novo produto, com maior eficiência, inclusive com a aplicação por drone.

Reiteramos que essas ações são paliativas, uma vez que a utilização de lagoas para tratamento de esgoto é um método já ultrapassado que a Ourinhos Saneamento vai resolver de forma definitiva com a construção de uma nova e moderna Estação de Tratamento de Esgoto, cujos projetos já estão em estudo e andamento.